quinta-feira, 29 de julho de 2010

TREs vetam ao menos 12 candidatos em 3 dias com base em ficha limpa

Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de quatro estados já vetaram desde segunda-feira (26) as candidaturas de 12 políticos (três a deputado federal e nove a deputado estadual) para as eleições de outubro com base na Lei da Ficha Limpa. Em todos os casos os políticos impugnados poderão recorrer das decisões.


O levantamento foi feito entre o final da tarde e início da noite desta quarta (28) nos sites da Justiça Eleitoral e em consulta às assessorias dos TREs. Em alguns estados, como Bahia e Goiás, os registros dos candidatos com pedido de impugnação baseados na nova lei nem começaram a ser julgados. Em outros estados, como Amapá e Amazonas, não há registro sobre julgamentos.

Metade dos 12 vetos aconteceu em Minas Gerais, três dos quais nesta quarta-feira (28). No estado, foram barrados quatro candidatos à Assembléia Legislativa e dois que pretendem disputar o cargo de deputado federal.

No Espírito Santo e no Ceará também foram impugnadas candidaturas com base na nova lei. Três candidatos à assembleia capixaba tiveram o registro negado pelo TRE local. No Ceará, dois candidatos a deputado estadual também tiveram rejeitadas sua postulações pelo tribunal do estado. Em todos os casos ainda cabe recurso.

Em todo o país, mais de 3.500 pedidos de impugnação de candidaturas foram feitos. Parte das impugnações se baseia na Lei da Ficha Limpa, mas a maioria, segundo os tribunais, tem como base falhas na documentação dos políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário