terça-feira, 27 de julho de 2010

Um caso que chocou o Estado do Ceará e revelou o despreparo dos nossos policiais

" Foi decretada, na tarde desta terça-feira (27), pela Justiça Militar a prisão temporária do policial Yuri Silveira, do Ronda do Quarteirão, autor disparo que matou o adolescente Bruce Cristian de Souza Oliveira, de apenas 14 anos.

O policial, que estava detido no Quartel de Polícia Comunitária na sede da Secretaria da Segurança Pública, na avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, será transferido para o Presídio Militar do 5º Batalhão, no Centro da capital.

A prisão temporária vale por por 30 dias, sendo prorrogrável por mais 30 dias. Testemunhas do caso começam a ser ouvidas. A polícia começou a ouvir as testemunhas que presenciaram a morte do adolescente. Dois funcionários de um prédio próximo ao local do crime prestaram depoimento no 4º Distrito Policial, no bairro Pio XII.

O capacete usado por Bruce Cristian e a cápsula dispara da arma do militar durante a ação também já estão sendo analisados pela Perícia. O delegado responsável pela investigação terá 30 dias para concluir o inquérito e enviá-lo à Justiça."



Entenda o caso:


O estudante Bruce Cristian estava na garupa da motocicleta pilotada pelo pai, Francisco das Chagas. Os dois estavam na Avenida Desembargador Moreira, perto do cruzamento com a Rua Padre Valdevino, no bairro Dionísio Torres. Segundo a Polícia, o soldado disse que teria ido para uma abordagem na rua. Tinha sido chamado por causa de uma Hilux que estaria com homens armados. Seguindo na rua, ele se deparou com a moto. Disse que mandou os ocupantes da moto pararem e não foi atendido. Quando o veículo parou em um sinal, houve o disparo. O garoto foi atingido na nuca e morreu na hora. O soldado PM se apresentou à Polícia no domingo. Ele prestou depoimento no 2o Distrito Policial (Aldeota).


Desabafo do Pai:

Em entrevista ao programa Barra Pesada, da TV Jangadeiro, o pai do estudante Bruce Cristian, Francisco das Chagas demonstrou toda a sua revolta. A equipe do jornal O Estado teve acesso ao desabafo do pai.
“É uma irresponsabilidade um policial desses trabalhar. Não sei como o Governo do Estado coloca um monte de policial desses, sem experiência. Para promover o quê? Politicagem? É isso?”, indignou-se o pai.

Francisco das Chagas lembra que o filho tinha apenas 14 anos e tinha ido com ele fazer um serviço de técnica em refrigeração. “Meu filho era uma criança. Tinha 14 anos. Um idiota desses que não entende o significado de ser pai, trabalhador, cometem uma barbeiragem dessas?”

O pai afirma que estava parado na moto no semáforo. “O ônibus saiu eu sai na moto e ouvi o grito. Quando olhei para trás, era o policial. Aonde é que um ser humano vai ter condição, de costas, de olhar para quem vem atrás, gritando ‘pare’? Sem sirene? O cara vinha correndo, desceu da viatura. Por que não ligou a sirene? Para eu saber que era a Polícia?”, disse.

“Pelo amor de Deus! O tiro pegou a cabeça do meu filho! Eu pensava que era só uma queda. Quando vi o meu filho com um tiro na cabeça, sangrando. Você sabe o que é isso?”. Indignado, Francisco fez questionamentos às autoridades. “Pergunte a um idiota desses , o secretário de segurança, e outro ..., o governador do Estado: se fosse com um filho deles? Parabéns Governo do Estado! É isso que eu tenho que dizer?

Fonte: Portal Jangadeiro Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário