terça-feira, 27 de julho de 2010

Despreparo da Polícia repercute entre candidatos

Assassinato de adolescente por policial do Ronda reforça críticas ao governo



O assassinato do adolescente Bruce Cristian de Souza Oliveira por um policial do Ronda do Quarteirão, no último domingo, foi condenado por candidatos que disputam a eleição deste ano em oposição ao governador Cid Gomes (PSB).

No site do candidato do PSDB ao Governo do Estado, Marcos Cals, a morte do rapaz é tratada como o resultado mais recente do despreparado dos policiais a serviço do Estado.
“A cada três horas ocorre um assassinato no Ceará. O aumento do investimento em 64% coincide com o aumento de 64% da violência. Não se investiu nada na formação dos policiais. O resultado todo mundo já sabe. Incontáveis carros caríssimos destruídos, a população nas mãos dos bandidos e, o pior, o povo com medo da própria polícia”, diz a nota publicada na página virtual do tucano.

Bruce Cristian de Souza Oliveira, 14 anos, morreu no final da tarde de domingo. Ele foi baleado na nuca pelo policial Yuri Silveira, 25. A tragédia ocorreu na avenida Desembargador Moreira, próximo ao cruzamento com a avenida Padre Valdevino, no bairro Dionísio Torres. O garoto estava na carona da motocicleta dirigida pelo pai, Francisco das Chagas Oliveira Souza, quando foi atingido. O policial Silveira diz que atirou porque Francisco não teria atendido à ordem de parar a moto. Francisco afirma que não ouviu o chamado.

“Infelizmente, mais uma vez o Ceará ganha repercussão nacional pelo despreparo policial em menos de uma semana”, continua o texto publicado no site de Marcos Cals. A nota destaca que o assassinato do adolescente ganhou repercussão na imprensa em todo o país e fornece os endereços para os jornais que noticiaram a ocorrência. “Veja como o medo da população cearense aparece na mídia nacional”.

DESPREPARO

Outro que criticou a política de segurança pública do governo Cid Gomes foi Alexandre Pereira (PPS), candidato ao Senado na chapa de Lúcio Alcântara (PR). Para ele, a morte do adolescente reflete o despreparo da polícia estadual. “O pai abraçado com o fIlho morto nos deixou a todos não só comovidos, mas revoltados e perplexos”, declarou Pereira.

O candidato denunciou ainda que o governo Cid tem anunciado investimentos colossais na segurança pública, e apesar disso os índices da violência vem subindo. Ele citou o programa Ronda do Quarteirão como exemplo do que considera um modelo contraproducente. “Criou-se uma terceira polícia [Ronda]: a que ganha mais do que os outros da PM e ainda é despreparada”, criticou.

Segurança é tema chave

A política de segurança pública do governo Cid Gomes tem sido vigorosamente denunciada pelos candidatos de oposição. Há cerca de duas semanas, durante agenda no Cariri, Marcos Cals afirmou que o treinamento dos policiais do Ronda do Quarteirão é deficiente. “O que adianta investir meio bilhão de reais e não ter o resultado?”, questionou. Na mesma ocasião, o senador Tasso Jereissati (PSDB) declarou que “o Ceará está entregue ao crime, ao pânico, ao pavor”. Já Lúcio Alcântara, em entrevista ao jornal O Estado publicada há cerca de um mês, observou que “Cid Gomes se elegeu como quem ia resolver o problema da violência, e a criminalidade aumentou em mais 50% do ano passado para cá”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário