quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Coligação de Lúcio vai à Justiça e acusa Cid de captação ilegal de votos.


A coligação “Para Fazer Brilhar o Ceará” do candidato ao Governo, Lúcio Alcântara (PR), decidiu ingressar com uma ação na Justiça para denunciar o atual governador e candidato à reeleição, Cid Gomes (PSB), por “captação ilícita de votos dos servidores estaduais”.

Segundo advogados da coligação do candidato republicano, Cid não poderia, em período pré-eleitoral, fazer promessas de reajuste salarial aos servidores públicos.

A reclamação faz referência a reunião entre Cid Gomes e representantes do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Estaduais (Fuaspec), realizada na manhã da última terça-feira (3), no comitê de campanha do socialista. Os advogados responsáveis pela denúncia afirmam que “Em vez de julho, o aumento real de 2% previstos para a classe seria concedido em janeiro de 2011, assim como outras 15 reivindicações seriam atendidas neste período.

As garantias foram além. De acordo com o candidato (Cid Gomes), em 2012, os funcionários públicos também começariam a receber parte da diferença nos lucros entre os PIB’s brasileiro e cearense”. A ação, protocolada no TRE pelos advogados Paulo Goyaz e Geórgia Cavalcante, já é a terceira das representações por captação ilegal de votos contra Cid Gomes.

A coligação também já ingressou na Justiça - questionando o candidato à reeleição - com outros dois pedidos de investigações judiciais eleitorais e cinco representações contra a prática de condutas vedadas aos agentes públicos, em especial, a publicidade ilegal.

Cid ainda não foi notificado O Blog Eleições entrou em contato com a Assessoria do candidato Cid Gomes, que informa que eles ainda não foram notificados pela Justiça. De acordo com a coordenadora de imprensa da campanha do governador, Christiane Sales, após o recebimento da intimação, o documento será analisado judicialmente e só então uma posição será tomada.

Saiba Mais: A acusação tomou como base as informações divulgadas pela imprensa e que estão disponíveis no site do candidato à reeleição. Após reunião com sindicalistas, Cid Gomes “assumiu compromissos para atender a 17 demandas dos servidores estaduais. Uma delas é a mudança da data base para janeiro”.
Matéria publicada no site oficial de campanha do candidato à reeleição mostra que:

“O candidato à reeleição Cid Gomes se reuniu na noite desta segunda-feira (02/08) com representantes das entidades sindicais que formam o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (FUASPEC). O encontro serviu de espaço para debater as demandas dos servidores estaduais.

Na reunião, Cid Gomes assumiu importantes compromissos para as diversas categorias de funcionários do Estado, totalizando 17 demandas que serão acatadas nos próximos quatro anos. O primeiro ponto acertado entre Cid e os representantes foi a mudança da data base dos servidores para o mês de janeiro.

Ele também assumiu o compromisso de a partir de janeiro de 2011 o salário de todos os servidores será ajustado de acordo com índice inflacionário e terá um acréscimo sobre o valor, gerando aumento real.

“Nos anos seguintes eu me comprometo além desse reajuste, ajustar o salário segundo a inflação e acrescentar a diferença entre o crescimento do PIB cearense e PIB brasileiro”, se comprometeu Cid.

Além de questões relativas ao reajuste salarial, ficou acertado durante o encontro que servidores com carga horária de 6 horas diárias com ampliação para 8 horas diárias receberão aumento proporcional com a elevação do salário; será assegurada gratificação a servidores lotados no Interior que precisem se deslocar mais de 10 quilômetros para trabalhar; as diárias sofrerão um reajuste, a partir de janeiro de 2011, segundo a inflação com revisão que irá variar com o custo regional; e o auxílio alimentação será acrescido para servidores com teto de até R$ 4 mil.

O candidato se comprometeu a cada quatro meses marcar uma reunião, em que em uma delas será discutida a revisão salarial e nas duas reuniões seguintes serão tratados assuntos diversos sem repercussão financeira. Para José Rodrigues, Membro Efetivo da FUASPEC, “marcar esses encontros são um grande avanço, coisa que no passado governadores não chegavam nem a nos receber.

Extraído Jangadeiro online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário