sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Época revela gravação de “operador” do suposto desvio de R$300 milhões que envolveria Cid e Ciro Gomes.


Reprodução do site da Época
 O pivô do escândalo de corrupção que supostamente envolveria o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), o deputado federal Ciro Gomes (PSB) e o deputado estadual Zezinho Albuquerque (PSB) em um esquema de desvio de R$300 milhões de prefeituras cearenses, aparece um vídeo publicado pelo site da revista Época.

Sob o título “Operador entrega esquema no Ceará”, a reportagem traz um vídeo em que o empresário Raimundo Morais Filho diz que foi o “operador” das empresas “junto ao deputado (estadual) Zezinho Albuquerque” em 2003.

A revista diz ainda que:

“Moraisinho, como é conhecido no Ceará, é aliado do governador Cid Gomes. Já foi candidato a prefeito de Madalena, cidade do interior do Estado. Agora, Morais é apontado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público como o operador de um esquema que fraudou licitações e desviou verbas do Ministério da Integração Nacional transferidas para prefeituras do Estado. O esquema teria vigorado, principalmente, na gestão do deputado Ciro Gomes (PSB), irmão do governador Cid, entre 2003 e 2006. Candidato à reeleição, Cid Gomes lidera com folga as pesquisas de intenção de voto. De acordo com pesquisa Datafolha feita entre os dias 9 e 10 de setembro, Cid tem 58% contra 16% de Lúcio Alcântara (PR).

ÉPOCA teve acesso a uma gravação em que Morais discute com advogados a melhor estratégia para revelar as irregularidades. De acordo com os investigadores, concorrências públicas realizadas por prefeituras eram direcionadas para empresas de Morais. Ele se apropriava de 4% do valor dos contratos e entregava outra parte a políticos ligados a Cid Gomes. No vídeo, Morais confirma tudo isso. Morais é detalhista. Em determinado momento, ele pede para interromper a gravação porque está preocupado em ser exato nas datas que cita e quer “fazer direito”.

O advogado Paulo Goyaz é uma das pessoas que participou da reunião, realizada no primeiro semestre deste ano. De acordo com Goyaz, Raimundo Morais decidiu registrar a gravação porque temia sofrer retaliações. Morais planejava tornar-se um réu colaborador da Polícia Federal. Mas foi descartado, por enquanto. A polícia apreendeu HDs dos computadores das empresas de Morais e prefere analisar os dados antes de fazer um acordo de delação premiada com ele. Cid e Ciro Gomes negam envolvimento com as irregularidades apontadas por Morais”.

Confira o vídeo:



A assessoria da campanha de Cid Gomes reafirma que o candidato à reeleição não tem qualquer contato com o empresário Raimundo Morais Filho. Já a assessoria do deputado Ciro Gomes disse que o parlamentar não vai se pronunciar sobre o assunto.


O Blog Eleições também entrou em contato com a assessoria do deputado estadual Zezinho Albuquerque. Uma pessoa que trabalha para o parlamentar atendeu o celular pessoal dele e disse o deputado entraria em contato com a TV Jangadeiro posteriormente.

Fonte: http://eleicoes2010.jangadeiroonline.com.br/candidatos/epoca-revela-gravacao-de-operador-do-suposto-desvio-de-r300-milhoes-que-envolveria-cid-e-ciro-gomes-5674

Nenhum comentário:

Postar um comentário