terça-feira, 26 de outubro de 2010

Aiuaba sediou III Encontro de Jornalistas e Radialistas do Ceará,

Neste ultimo sábado dia 23 o município de Aiuaba - Ceará, encravado na região dos Inhamuns, recebeu grande número de profissionais da comunicação das regiões dos Inhamuns, Centro Sul e Cariri, além de gestores de municípios e comunidade, sediando o III Encontro Estadual de Jornalistas e radialistas do Ceará, evento promovido pela ACEJI (Associação Cearense de Jornalista do Interior do Ceará). Foi um grande sucesso. A organizadora do evento, a ACEJI – Associação Cearense dos Jornalistas do Interior contou com total apoio da administração municipal, através do prefeito Ramilson Morais. O objetivo foi discutir e apresentar sugestões sobre o meio de comunicação no estado e para isto foram colocados para debates, 4 eixos temáticos: 1 – Modernidade da comunicação brasileira, avanços e tecnologias; 2 – Direito Constitucional e liberdade de expressão; 3 – A preservação do bioma da caatinga na região dos Iinhamuns; 4 – O relacionamento da imprensa com os poderes Legislativo e Executivo.


Formados quarto grupos para discutir os temas, onde cada grupo apontou prioridades para o desenvolvimento da imprensa de um modo geral. O presidente em exercício da ACEJI, João Ferreira falou sobre o tema “modernidade da comunicação brasileira, avanços e tecnologias. O Jornalista Alfredo Costa e presidente do SINCORCE palestrou sobre *Direito Constitucional e liberdade de expressão* e criticou a proposta de criação do Conselho Estadual de Comunicação. Com relação a este questionamento, a ACEJI se voltou contrario ao Indicativo de autoria da Deputada Raquel Marques criando este Conselho e que irá elaborar um documento ao governo do estado, solicitando a não sanção desta matéria. A preservação do bioma da caatinga na região dos Inhamuns também foi abordado pelo ambientalista Jorge Moura que gerencia a Reserva Ecológica da Aiuaba. O Prefeito Municipal de Jucás Helano Facundo discorreu sobre o relacionamento da imprensa com os poderes Legislativo e Executivo e que esta questão depende muito da situação política de cada localidadee que muitas vezes o profissional, seguindo as normas da empresa, faz um trabalho crítico e não mostra o outro lado da história, que é preciso utilizar a ética em primeiro lugar.











O jornalista João Ferreira, ora na presidência da ACEJI, comandou o encontro que contou com as presenças do Prefeito de Aiuaba, Ramilson Morais, a Sra. Dolores Feitosa, representando o Deputado Domingos Filho, Sr. Manoel Alencar, Diretor da Estação Ecológica da Aiuaba e outras pessoas representantes de segmentos comunitários. Após os debates, criou-se a Carta de Aiuaba, com sugestões que visam a melhoria da comunicação, em todos os seus aspectos, a conscientização em relação a situação da proteção ao nosso meio ambiente e a certeza de que um próximo encontro acontecerá na Cidade do Crato Ceará, em data ainda a ser confirmada. No destaque, os comunicadores: Helvecio Martins, Raimundo Soares e Jose Nicolau e Chagas Souza, Danúbio José, MFILHO, Dinamite, Orlando Duarte, Sérgio Moura, Dam Oliveira e Ivanildo Souza. O evento recebeu cobertura das emissoras de televisões TV Cidade, TV Jangadeiro e TV Verde Vale e das emissoras de rádio da região.Links relacionados ao III Encontro de Jornalistas e Radialistas. Três Fronteiras ; Blog Chagas Sousa; Blog Danubio ; Antonio Viana On Line; Blog da Altaneira; Blog do Saboeiro; Noticias Central; Ceará Agora;

Nenhum comentário:

Postar um comentário