terça-feira, 26 de outubro de 2010

Conflito expõe troca-troca e mazelas da política de Juazeiro do Norte.

O prefeito Manoel Santana e o presidente da Câmara, José de Amélia, vivem momento de crise política.
Por: Márcio Dornelles

A troca de agressões verbais, as denúncias e insinuações sobre corrupção na Prefeitura e na Câmara de Vereadores mostram, nos últimos 30 dias, um piores momentos da vida política de Juazeiro do Norte. As expressões usadas pelo prefeito Manoel Santana (PT) e pelo presidente da Câmara Municipal, José de Amélia Júnior (PSL), expõem divergências políticas e descambam para o linguajar chulo, pobre e agressivo contra a população da maior cidade do Interior do Ceará.
As denúncias e acusações sobre má aplicação do dinheiro público causam arrepios, retratam um verdadeiro lamaçal protagonizados por homens públicos que deveriam zelar pelos cargos que ocupam e exigem dos eleitores – cidadãos e cidadãs, reflexão sobre uma página tão negativa para a história do município que caminha para, em 2011, comemorar o seu primeiro centenário.
A falta de respeito dos atores das mais recentes tristes cenas da política juazeirense se refletem não apenas nas suspeitas e desmandos com o dinheiro do contribuinte, mas, também, com a linguagem imprópria, inapropriada usada em entrevistas e declarações públicas.
Há, porém, em meio a crise e ao jogo de interesses e troca-troca, um fato que chama atenção: Santa na e Zé de Amélia trocam farpas publicamente, mas têm se reunido com frequencia para fechar um pacto de não-agressão e convivência harmoniosa. Uma relação que se caracteriza bem pela expressão entre tapas e beijos.
O Jornal do Cariri, nesta edição, traduz, com palavras dos próprios atores dos dissabores do cenário político atual, a queda de braço e a guerra travada entre Santana e José de Amélia. O JC, comprometido em sua linha de transparência, compromisso com o leitor e com o respeito a população de Juazeiro do Norte, expõe os dois lados dessa briga que não tem data para acabar, mas tem um caminho que pode encurtar a exposição que a terra de Padre Cícero sofre hoje no Ceará e no Brasil.
As denúncias de irregularidades, superfaturamento de obras e serviços, contratação com valores elevados de escritórios jurídico e de contabilidade, assim como possíveis excessos na aplicação do dinheiro da Verba de Desempenho Parlamentar (VDP) – benefício exclusivo dos vereadores, já são alvo de investigações dos Tribunais de Contas da União (TCU) e dos Municípios (TCM), Ministérios Públicos Federal e Estadual, Justiça Federal e Justiça Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário