segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Cid Gomes pode ter mandato cassado.

A coluna Radar on line, assinada pelo jornalista Lauro Jardim (Veja), repercutiu o julgamento da ação sobre abuso de poder político e econômico, supostamente cometido pelo governador Cid Gomes (PSB) através do “uso indevido” de meios de comunicação. A matéria entra na pauta do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará nesta quarta-feira (13).
 
A denúncia partiu do adversário de Cid no primeiro turno das eleições, Lúcio Alcântara (PR), e recebeu apoio do procurador eleitoral, Márcio Torres, que opinou a favor da ação afirmando que o governo estadual não poderia gastar em publicidade, nos seis primeiros meses de 2010, mais do que a média gasta entre 2007 e 2009.

Se o pleno do TRE acompanhar o pensamento do Procurador, Cid Gomes pode ter o mandato cassado.

Veja, na íntegra, o que diz a coluna:

Cid Gomes corre o risco de se tornar o primeiro governador eleito em 3 de outubro cassado por decisão da Justiça Eleitoral. Deve ir a julgamento já na quarta-feira no TRE do Ceará uma ação contra Cid por abuso de poder econômico e político e por uso indevido dos meios de comunicação.

Cid é acusado pela chapa de Lúcio Alcântara, terceiro colocado, de ter gasto com propaganda em 2010, ano eleitoral, mais do que nos últimos três anos. A prática é proibida por lei para não desequilibrar a disputa.

No mês passado, o procurador eleitoral Márcio Torres opinou a favor da ação. Dados da própria Casa Civil encaminhados ao Ministério Público apontam que o governo Cid reservou este ano para gastar 60,4 milhões de reais em publicidade – 5,1 milhões de reais a mais que a média de gastos entre 2007 e 2009. Diz Torres:

– Quer isso dizer que o governo estadual não poderia, nos seis primeiros meses de 2010, mais precisamente até o dia 2 de julho, gastar mais que isso em publicidade.

(Com informações do TRE/CE, Radar on Line e Jangadeiro OnLine)

Nenhum comentário:

Postar um comentário