segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Vereador que combatia corrupção é assassinado em Analândia/SP.


 Evaldo José Nalin foi brutalmente assassinado. Será que agora as autoridades tomarão alguma providência?

Evaldo José Nalin foi brutalmente assassinado.
Será que agora as autoridades tomarão alguma providência?
A luta contra a corrupção no país perdeu importante combatente sábado (9). O vereador Evaldo José Nalin (PSDB), de Analândia/SP, foi assassinado a tiros no início da noite, em sua casa. Os disparos foram efetuados por duas pessoas que usaram uma moto para fugir. Segundo a esposa do vereador, os criminosos chegaram atirando, gritaram o nome do político e escrivão de polícia e não lhe deram qualquer chance de defesa.

Embora eleito pelo PSDB, partido do governo municipal, Evaldo José Nalin havia deixado a base de sustentação do prefeito na Câmara de Vereadores. Uma organização não governamental que combate a corrupção em Analândia/SP não tem dúvida de que se trata de crime encomendado. Nalin vinha investigando diversos casos de fraude e superfaturamento em licitações. Um desses casos, segundo a AMASA – Amigos Associados de Analândia/SP, entidade filiada à Rede Amarribo de Controle Social, tinha como foco o transporte do lixo de Analândia para Guatapará/SP.

Além de superestimar a quilometragem percorrida, a empresa usava um funcionário municipal para dirigir o caminhão que transportava o lixo. Enquanto paga para transportar o lixo para Guatapará, a Prefeitura de Analândia mantém sem funcionar um aterro sanitário que jamais recebeu um caminhão de lixo. As licitações para o transporte do lixo são sempre vencidas por pessoa ligada ao grupo político de um ex-prefeito da cidade.

Nalin também investigava possível fraude no último concurso público realizado pela Prefeitura de Analândia. Uma escuta ambiental revela diálogo entre um dos vereadores da base aliada da administração com outro vereador, em que revela a existência de um esquema para aprovar diversos vereadores no concurso. Em troca, deveriam se manter fiéis à administração. A gravação foi enviada à Polícia Federal em Piracicaba e ao Ministério Público do Trabalho em Pirassunga, antes do concurso ser realizado. A divulgação da lista dos aprovados confirmou que os vereadores mencionados na gravação de fato foram aprovados no concurso.

As ameaças contra pessoas que combate a corrupção em Analândia foram comunicadas às autoridades, mas não houve providências efetivas. A casa da ex-presidente da AMASA foi apedrejada. Um comerciante ativista da ONG também foi baleado na cabeça. Ele escapou com vida, mas ficou cego de um olho. Em seguida jogaram ácido na pintura do veículo de uma militante. A entidade agora espera que o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público de São Paulo façam uma operação pente-fino na Prefeitura de Analândia.

==================================================================================================================

AMARRIBO - Amigos Associados de Ribeirão Bonito
DOMINGO, 10 DE OUTUBRO DE 2010
Enterrado vereador executado dentro de casa em Analândia
Polícia começa a ouvir testemunhas do crime a partir desta segunda-feira
Foi enterrado na tarde deste domingo em Itirapina o corpo do vereador Evaldo José Nalin, de 49 anos, assassinado a tiros na noite de sábado dentro de sua casa, em Analândia, região Central do Estado de São Paulo. A polícia começa a ouvir nesta segunda-feira (11) testemunhas para tentar esclarecer o assassinato.

Testemunhas disseram à polícia que duas pessoas chegaram em uma moto na casa do vereador e entraram, já que a família costuma deixar as portas destrancadas. Nalin assistia TV na sala com a mulher quando foi surpreendido pelos bandidos. Ele levou sete tiros na cabeça.

Nalin era de Itirapina, mas mudou-se para Analândia para trabalhar como escrivão da polícia e cumpria seu primeiro mandato como vereador, pelo PSDB. Ele era casado e tinha três filhos.

O delegado Roberto Daher, responsável pelo caso, já ouviu informalmente alguns vizinhos e um dos três filhos do vereador ainda na noite de sábado. Ele disse que já levantou algumas hipóteses para o crime, mas que nada será descartado.

Segundo militantes do partido de Nalin, ele era situação e depois virou oposição, por discordar da atual administração municipal. A Câmara de Analândia decretou luto e a próxima sessão será apenas em 19 de outubro.


Amarribo Repudia Assassinato de Vereador em Analândia (SP)
PDF
Imprimir
E-mail

11 de outubro de 2010
A AMARRIBO e a rede de entidades de controle social associadas receberam com profundo pesar e com profunda indignação a notícia do assassinato em Analândia do vereador Evaldo José Nalin do PSDB.

O vereador foi assassinado dentro de sua casa por dois pistoleiros que se utilizaram de uma motocicleta para se evadirem. A cidade de Analândia tem sido palco de uma série de escândalos de corrupção na administração municipal, assunto já levado ao ar pelos repórteres do CQC, que também sofreram agressão na cidade.

Segundo consta, o vereador estava investigando um novo esquema de desvio de recursos públicos quando foi brutalmente assassinado.

Esse fato reflete bem o que está acontecendo atualmente no país. As máfias da corrupção, sentindo-se suportadas pelos conceitos de que “todo mundo faz”, ou de que “isso é normal” , disseminadas pelas mais altas lideranças do país, se tomam de coragem e eliminam todos os obstáculos para atingirem os seus fins, sejam eles quais forem, inclusive cidadãos que pretendem ver esse país livres desse mal que dizima as instituições, e ameçam a frágil democracia brasileira.

A AMARRIBO conclama todas as entidades associadas, e as lideranças sérias desse país a condenarem esse ato e a solicitarem das autoridades a apuração dos fatos para que os autores e os mandantes sejam devidamente punidos, para que esse episódio não seja mais um daqueles listados no longo repertório das impunidades, e dos atos que minam a cidadania e a democracia nesse país.

POR: Josmar Verillo

Presidente Conselho de Administração

Vereador Nalim, Zuleika Canello presidente da ONG AMASA e Edmar Santos-TCU-IFC /  Fotos tiradas durante Caravana “Todos contra Corrupção” coordenada pelo IFC-Amarribo
Ocorrida em 30/04/10 durante a Audiência Publica com vereadores na sede da Camara Municipal de Analândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário