quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dilma faz carreata de meia hora e lota Praça do Ferreira.

A petista sequer desceu do carro em sua passagem por Fortaleza, mas reuniu uma multidão no Centro, estimada em 35 mil pessoas pela Polícia Militar e 50 mil por seus apoiadores. Num discurso de 3 minutos, Dilma aproveitou para fazer críticas a seu oponente
Como um furacão. A candidata veio, lotou a Praça do Ferreira e foi embora no auge do tumulto, depois de meia de hora em uma minicarreata cruzando a multidão que se aglomerou para vê-la. Assim foi a passagem da candidata Dilma Rousseff (PT) por Fortaleza, ontem à tarde.

Dilma não desceu do carro em nenhum momento. Sua interação com os eleitores se deu através dos muitos acenos e sorrisos, para quem estava longe, e dos apertos de mãos, para os poucos que conseguiram, com muito esforço e coragem, se aproximar do Troller sobre o qual desfilou.

Em pleno tumulto, discursou. Uma fala rápida (exatamente três minutos), assim como foi seu primeiro – e único – ato de campanha em Fortaleza durante todo o período eleitoral. “Queridos homens e mulheres cearenses, que têm uma tradição de luta, queremos honrar vocês”, bradou Dilma Rousseff.

Apesar de relâmpago, a visita de Dilma foi responsável por um feito: reuniu a prefeita Luizianne Lins (PT), que coordena a campanha da petista em Fortaleza, e o deputado federal Ciro Gomes (PSB), um dos coordenadores nacionais da campanha. Os dois mantêm uma relação política tensa ao longo dos últimos anos e não tinham estado juntos ainda em nenhum evento público desta campanha. O governador reeleito Cid Gomes (PSB) também acompanhou Dilma o tempo todo.

Emoção e críticas
Com a praça lotada, era difícil até caminhar. Para chegar perto do carro de Dilma ou para continuar nos arredores, era preciso muita força física, nos braços e nas pernas, para sobreviver a um empurra-empurra eufórico, na base da cotovelada, sob um calor de 36 graus. O trânsito também ficou caótico na região, com ruas totalmente paradas. Nesse cenário, Dilma prosseguiu seu discurso.

Além de registrar sua emoção por estar ali, agradecer os votos que teve no primeiro turno e afirmar que o Brasil terá uma mulher como presidente, Dilma falou sobre os dois modelos políticos que se enfrentarão nas urnas no próximo domingo (31). “Um é o modelo que vê o atraso e que jamais vai voltar”, disse, referindo-se à candidatura do adversário José Serra (PSDB). “O outro é nosso modelo, que o presidente Lula começou e que nós vamos continuar. Nós não vamos deixar que novamente aquela situação de abandono e discriminação continue a ocorrer”.

No rastro da candidata, que foi embora logo depois de discursar, ficou uma massa de pessoas, que cantava e gritava o nome de Dilma mesmo sabendo de sua ausência, e muita sujeira no chão, restos da chuva de papel picado que a recepcionou e que se misturava a panfletos e adesivos.

De Fortaleza, Dilma seguiu a Caruaru (PE) e a Vitória da Conquista (BA).

E-Mais

Em alguns momentos da carreata pelo Centro de Fortaleza, Dilma Rousseff usou um chapéu de aba larga para se abrigar do calorão de 36 graus, às 14 horas.


O percurso de Dilma sobre o Troller começou no cruzamento das ruas Major Facundo e Senador Alencar e terminou na rua Pedro Borges. Um percurso de 500 metros.

De acordo com a assessoria da petista, a candidata só daria entrevista se “a coisa se acalmasse mais”. Os coordenadores temiam que o assédio causasse tumulto.

Segundo a Folhapress, Dilma até daria entrevista no aeroporto, pouco
antes de ir embora, mas desistiu após esperar por 10 minutos, por não haver nenhuma equipe de TV no local. Havia apenas equipes de jornal, agências de notícias e Internet.


Parlamentares eleitos e reeleitos estiveram presentes. Artur Bruno, José Guimarães e Domingos Neto foram alguns deles.

Pedro Alves
pedroalves@opovo.com.br
André Teixeira
andretb@opovo.com.br

Um comentário:

  1. ЎHola!
    www.alertaantonina.org - da mejor. Guardar va!
    Gracias

    [url=http://www.mjapset.com/]Miato[/url]

    ResponderExcluir