quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Erenice recua e admite reunião na Casa Civil.

A ex-ministra Casa Civil, Erenice Guerra, recuou e admitiu ontem que se encontrou nas dependências da Presidência da República com empresários da companhia de energia solar EDRB, que procuraram o filho dela para viabilizar contratos com o governo.

A reportagem teve acesso ao depoimento prestado à Polícia. Em mais de cem perguntas, Erenice sustentou a tese que não sabia que o filho Israel tinha a empresa Capital Consultoria, que cobrava “taxa de sucesso” para conseguir contratos com o governo federal.


Um dos casos investigados pela PF é a negociação com a EDRB, que tem como consultor Rubnei Quícoli. Ele afirma que, após a reunião com Erenice, Israel e o sócio, Vinícius de Oliveira Castro, passaram a cobrar dinheiro para viabilizar o financiamento do BNDES. Quando era ministra, Erenice negou que se encontrou com Quícoli. À PF,
admitiu a reunião.


“Através de levantamentos pelo assessor Vladimir (Muskathirovic) soube que a reunião foi em 10/11/2009. Que a mesma foi presidida por Vladmir. Que foi informada por Vladmir, a declarante participou da reunião por alguns minutos, salvo engano entre 20 e 30 minutos”, disse Erenice.

A versão dada à PF contraria o que a Casa Civil, quando Erenice era ministra, afirmou em setembro. Disse que apenas o assessor participou da reunião. Essa versão é sustentada pelo governo até hoje.

Braço direito da presidenciável petista Dilma Rousseff, Erenice era secretária-executiva da candidata quando recebeu no Planalto empresários que negociavam contrato com a empresa de lobby dos filhos dela e de assessores da Casa Civil. Após a Folha publicar a informação, ela pediu demissão.


“Houve um encontro oficial, marcado pela assessoria dela. Foi uma reunião de uma hora e quinze minutos, na qual ela participou por 30 minutos. Foi uma conversa rigorosamente técnica”, disse o advogado de Erenice, Mário de Oliveira Filho.


A defesa afirmou que, na reunião, Erenice deu “os encaminhamentos devidos” para a proposta de Quícoli. Segundo o consultor, depois do encontro com Erenice, a proposta da EDRB foi encaminhada para a estatal responsável por energia solar no Nordeste. (das agências)

Um comentário:

  1. O PAULO 'PRETO' ESTÁ ENVOLVIDO NO SUMIÇO DE 4 MILHÕES DA CAMPANHA TUCANA.AGORA É A VEZ SO SERRA!

    BOMBA!
    Amaury Ribeiro Jr. entrega a Polícia Federal e a jornalistas documentos que comprometem Serra em corrupção relacionada às privatizações, na era FHC.
    Nesta terça feira, 26/10/2010, o jornalista, Amaury Ribeiro Junior, entregou uma carta aos jornalistas e parte de documentos entregues à Polícia Federal.
    Em trecho da carta diz ele: “Estou passando às mãos de todos cópia de uma pequena parte do material que entreguei hoje à Polícia Federal. Todos os papéis foram obtidos de forma legal sem quebra de sigilo fiscal. Vale lembrar que a documentação refere-se aos anos de 1998 até 2002...
    “Desejo que a liberdade de imprensa em vigor no país possa servir, agora, ao esclarecimento da população...
    “Em muitas ocasiões se falou de propina na venda de estatais, mas esta é a primeira vez que aparece uma evidência disso lastreada por documentos bancários oficiais.”

    ResponderExcluir