sexta-feira, 26 de novembro de 2010

AMEAÇAS DE MORTE EM ANTONINA DO NORTE É NOTICIA NO JORNAL O POVO

VEJA A MATERIA DO JORNAL O POVO
O alto preço da luta pela cidadania


 Em Antonina do Norte, o presidente de uma ONG de combate à corrupção e à impunidade está sendo ameaçado de morte por denunciar irregularidades no transporte escolar e obras fantasmas no município.

O que deveria ser papel de todos os cidadãos brasileiros - o de fiscalizar e denunciar crimes como desvios de recursos públicos - ainda está longe de ocorrer na prática e pode ser uma atitude perigosa no Ceará.

É o que vem acontecendo com o presidente do Movimento Popular Alerta Antonina do Norte (Mopaan), Francisco Fernandes da Silva, que apontou irregularidades do transporte escolar na cidade, além de obras fantasmas e envolvimento de vereadores em esquemas de corrupção no município.

Segundo o presidente, que afirma receber constantes ameaças de morte em seu celular por conta das denúncias, são caminhões velhos, tipo pau-de-arara, que transportam crianças por estradas de terra para as escolas. “Apresentamos um projeto na Câmara de como resolver a situação, mas como os veículos são alugados pelos vereadores, eles não querem acabar com esse tipo de transporte e vetaram a ideia”, explicou Fernandes.

Para ele, qualquer um dos vereadores envolvidos nos casos pode ser o responsável pelas ameaças. O presidente já procurou o Ministério Público do Crato, que garantiu instaurar inquérito para investigar o caso e enviou as documentações para o titular da promotoria atuante em Antonina do Norte.

O receio de que aconteça alguma represália com a sua família obrigou Fernandes a se mudar, junto com a mulher e os filhos, para outra cidade. “Enquanto a Justiça não resolver a questão, a gente fica por lá”, disse o presidente, que também se encoraja: “A gente não vai parar o trabalho de fiscalização. É um direito e um dever nosso enquanto cidadãos. Eles não podem nos intimidar”.

Combate à corrupção
Fruto da realização de um curso de controle social das contas públicas, promovido pela Fundação Demócrito Rocha, o movimento conhecido como Ação Cearense de Combate à Corrupção e à Impunidade (Acecci), também de iniciativa popular, é outra maneira de fiscalizar o destino das verbas públicas.

O comerciante do município de Palmácia, Francisco de Assis Soares, que criou e que preside o movimento, destaca que o problema de corrupção do Brasil “só vai ter jeito quando a sociedade civil estiver organizada”. “Essa turma de oportunista que mete a mão no dinheiro, quer cidadão desorganizado”, diz.

Mesmo que o primeiro passo de combate à corrupção tenha sido dado com a organização dos movimentos, Soares lamenta que ainda se esteja longe de resolver o problema. “Alguém tinha que começar, caso contrário, não vamos evoluir nunca”, confessa.

Por quê

ENTEDA A NOTÍCIA

A mobilização voluntária da sociedade para defender seus próprios direitos é uma condição necessária para o enfrentamento dos desmandos praticados com o que é público. Mesmo que, em geral, ao custo de ameaças e retaliações.

SAIBA MAIS

Membros da Acecci, movimento que deve se transformar em ONG nos próximos 30 dias, participaram de ações importantes de combate à corrupção, como o lançamento do Portal da Transparência, em Fortaleza, e o 1º seminário de controle social das contas públicas, promovido pela Controladoria Geral da União (CGU), em Brasília.

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa também foi provocada pelo movimento, que pretende realizar a 1ª Marcha Contra a Corrupção e pela Vida no Ceará, no mês de dezembro, a exemplo da Força Tarefa Popular do Piauí, que já organizou nove destes eventos.

Segundo o presidente da Acecci, a marcha percorrerá, a pé, 120Km no Estado, com os propósitos de fiscalizar as contas públicas e a execução de obras por parte das Prefeituras e de incentivar as populações locais a denunciar desvios. (RA) 


Ranne Almeida
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2010/11/26/noticiapoliticajornal,2070013/o-alto-preco-da-luta-pela-cidadania.shtml


Um comentário:

  1. A materia do jornal O POVO foi noticias nos varios blogs da região confirar a materia no maior blog de credibilidade da região IGUATU.ORG > http://www.iguatu.org/portal/o-alto-preco-da-luta-pela-cidadania/ > e tbm no blog da presidenta eleita dilma aonde ela critica as atitudes desses gestores publicos. Isso é uma vergonha para Antonina do Norte.

    Andre bezerra

    ResponderExcluir