sexta-feira, 20 de maio de 2011

Operação em Campinas - SP prende suspeitos de fraudar contratos, incluindo a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento.

Polícia faz operação contra fraudes em Campinas; vice-prefeito e secretários estão foragidos.



A Corregedoria da Polícia Civil e promotores públicos estaduais iniciaram na madrugada desta sexta-feira (20) uma operação em Campinas, no interior paulista, para cumprir 20 mandados de prisão nas cidades de Campinas, Jundiaí, Vinhedo e Jaguariúna. As investigações estão relacionadas a possíveis fraudes em contratos públicos, incluindo a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa). 

   A Polícia Militar também participa da operação. A entrada da Prefeitura de Campinas foi bloqueada. Por volta das 8h, dez pessoas já haviam sido presas. Estão detidos funcionários e ex-funcionários da Sanasa e empresários.


Três promotores públicos estão dentro do paço municipal para apreender documentos e computadores. Cento e vinte policiais estão envolvidos na Força Tarefa.



A assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas informou às 10h20 desta sexta que também está acompanhando as investigações e que, por enquanto, não vai se pronunciar.


Vice-prefeito Demátrio Vilagra é considerado foragido.

O vice-prefeito de Campinas (93 km de SP), Demétrio Vilagra (PT), e dois dos principais secretários do governo municipal do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), o Dr. Hélio, Francisco de Lagos (Comunicação) e Carlos Henrique Pinto (Segurança Pública), são considerados foragidos após uma operação da Corregedoria da Polícia Civil e do Ministério Público deflagrada na manhã desta sexta-feira (20) para prender 20 pessoas suspeitas de envolvimento em fraudes em contratos públicos.

A operação começou no início desta manhã e até às 10h, 14 pessoas já haviam sido presas, entre elas empresários e ex-integrantes da administração municipal. Algumas ruas e avenidas da cidade foram fechadas para que equipes da polícia pudessem cumprir os mandados.


Além dos mandados de prisão, a polícia cumpre mandados de busca e apreensão de documentos e computadores em empresas e nas casas de alguns dos suspeitos.As investigações começaram em setembro do ano passado após suspeitas de fraudes nos contratos da Sanasa (empresa de saneamento e tratamento de esgoto de Campinas).


No dia 9 de maio, a primeira-dama e chefe do gabinete do prefeito, Rosely Nassim Jorge Santos, conseguiu uma liminar na Justiça para que não seja presa. Ela entrou com o pedido após ser chamada para depor no inquérito que apura as fraudes nos contratos. Ela negou envolvimento no caso.


Até as 11h30, o prefeito Dr. Hélio ainda não havia se manifestado oficialmente sobre o mandado de prisão de seu vice e de dois de seus secretários. O
UOL Notícias não localizou os advogados do vice e dos secretários da prefeitura.
Agentes também cumpriram mandados em cidades da região como em Jundiaí, Vinhedo e Jaguariúna.

Vereadores de Campinas convocaram uma entrevista coletiva para esta tarde na Câmara Municipal para falar sobre um possível afastamento do prefeito após a operação. A bancada de oposição deve pedir impeachment do prefeito e do vice.


Já foram presos Alfredo Antunes (empresário), Augusto Antunes (empresário), Aurélio Cance Junior (diretor Técnico da Sanasa), Dalton dos Santos Avancini (empresário), Gregório Wanderlei Cerveira (empresário), Luiz Arnaldo Pereira Maier, Marcelo de Figueiredo, João Carlos Gutierrez (empresário), João Tomaz Pereira Júnior, Ricardo Chimirri Candia (ex-diretor de Planejamento e Urbanismo), José Carlos Cepera (empresário), Emerson Geraldo de Oliveira (empresário), Pedro Luis Ibrahin Hallack e Gabriel Ibrahin Gutierrez.


Fonte uol noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário