segunda-feira, 4 de julho de 2011

OPERAÇÃO CAÇA-FANTASMAS: JÁ PASSA DE 50 O NÚMERO DE LICITAÇÕES FRAUDADAS.


Somente até agora, são mais de 50 processos licitatórios fraudados.E não somente no serviço de transporte escolar, mas em todas as áreas em que atua a Prefeitura de Santana do Acaraú. No dia seguinte à deflagração da operação Caça Fantasmas, que prendeu seis pessoas e conta com um foragido, as investigações do Ministério Público Estadual (MPE), juntamente com a Polícia Civil, chegam a cada vez mais indícios de corrupção envolvendo vários municípios da Zona Norte do estado. No total, foram contabilizados R$ 3,8 milhões apreendidos na casa de um dos acusados e mais nomes entram na lista de suspeitos.

Na tarde de ontem, parte do dinheiro apreendido, entre cheques, dólares e euros, era exposto para a imprensa na Delegacia Municipal e Destacamento Militar de Santana do Acaraú, mesmo local onde cinco dos seis presos estão detidos. Jean Carlos Aguiar, Ronaldo Teixeira dos Santos, Manoel Messias Rodrigues, Gilberto Moita Filho e Vitor Moita estão divididos em dois xadrezes. Enquanto isso, o pai dos dois últimos, o ex-prefeito de Tianguá Gilberto Moita, enfrenta o período de prisão no hospital. Desde a noite da última terça-feira, 28, ele foi transferido da delegacia para o Hospital Municipal José Arcanjo Neto, na própria cidade, por apresentar quadro de pressão alta, onde permaneceu por todo o dia de ontem, escoltado por policiais militares.

Enquanto isso, o presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura de Santana e irmão do secretário de Educação, José Auricélio Vital, continua foragido. Segundo o delegado Ricardo Vale, a polícia deverá aguardar a apresentação espontânea do acusado pelos próximos dias. Caso contrário, dará início a uma operação de captura.

Advogados dos acusados evitam conceder entrevistas. “A gente ainda não vai antecipar nenhuma defesa. Ainda não tivemos tempo de estudar a acusação, mas, de antemão, eles são inocentes”, disse um dos responsáveis pela defesa da família Moita, Klerton Loiola. Os interrogatórios com todos os acusados começaram na tarde de ontem.


Lista crescendo

Além desse grupo, outras pessoas estão sendo investigadas pelos órgãos, que preferem não divulgar os nomes para não atrapalhar o processo investigatório, que conta também com a colaboração da Controladoria-Geral da União (CGU) na análise dos documentos. Indagado sobre a possibilidade de participação do prefeito de Santana do Acaraú no caso, José Maria Sabino (PMDB), o promotor de Justiça Igor Pereira disse preferir manter em sigilo, por enquanto.


ENTENDA A NOTÍCIA

O esquema de fraude nos processo licitatórios podem configurar crime contra a administração pública, fraudes em licitação, formação de quadrilha ou bando, emprego irregular de verba pública e crimes congêneres.

NÚMEROS

06 PESSOAS
Já foram presas na Operação Caça-Fantasmas e uma ainda está foragida

FONTE: Marcela Belchior Jornal O Povo

3 comentários:

  1. tem mesmo que ir pra cadeia nao so cadeia como deve devolver todo que robou perder o mandato e o direito de nunca mais representar ninguem como politico nao ter direito a sela especial ate porque pra Deus todos nos temos direitos iguais

    ResponderExcluir
  2. esperto em ? eses prefeitinho de senador pompeu saiba que mais esperto foi a policiaè quem nesse momento está de parabes

    ResponderExcluir
  3. as leis precisam ser cumpridas e politicos corrupitos tem que ir pra cadeia . e quem defende bandido tambem tem que ir pra cadeia antonio texeira tem que aprender que nao se deve pegar no alheio e nem uzar o nome de DEUS em vao .Isso é providencia Divina. parabens os veriadores que fizeram um brilante trabalho e a policia que concluiu a prizao resta o PT espusa-lo do partido

    ResponderExcluir