Fiscalização da Força Tarefa Popular em sua 10° Marcha, já no primeiro dia encontra tres obras onde milhões foram desviados.
COLEGIO AGRICOLA E A SANGRIA DE DINHEIRO PUBLICO
Complexo de trinta predios, em ruinas e no total abandono
Foi apurado pela Força-tarefa que a mesma teve inicio em 1994 sendo
concluída em 1997. Os recursos tiveram origem de parceria entre o
Ministério da Educação e a prefeitura de Pio IX. A área construída é de
6.600m2.
Os
fiscalizadores populares constataram que cerca de 30 imóveis foram
construídos para abrigar a escola agrícola. Todo o complexo de obra se
encontra abandonado com matos invadindo as instalações, paredes
destruídas, portas e janelas furtadas. O cenário é de terror cívico.
Lixo e fezes de animais molduram o dinheiro publico empregado na obra.
A
situação é revoltante. O lugar que deveria abrigar centenas de
estudantes qualificando-os para melhorar o trato tecnológico da
agricultura e pecuária da região é símbolo de descaso com o bem público.
A morte e destruição da obra tiveram inicio em 1997 chegando em 2011
podendo se tornar um marco do controle social.
A
população contribuiu com a FTP entregando copia de documentos relativos
à obra. Tivemos acesso ao convenio nº 00005164/95 celebrado em
29/12/1995 entre o município de Pio X, representado pelo prefeito da
época, Sr. Jose Antão de Alencar Neto e o Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação. A clausula primeira determina o objeto do
convenio como sendo: “ ... concluir as instalações físicas da escola
agrotecnica de Pio IX compreendendo a 1ª e a 2ª etapas, bem como
equipamentos para seu pleno funcionamento. Contemplando a(s) ação(oes): -
equipamento para escola; - conclusão de escola de primeiro grau”.
A
clausula terceira estipula o prazo de 360 dias para conclusão. Por
força de aditivo o prazo foi prorrogado até 22/03/97. Já a clausula
quarta determina o valor conveniado sendo R$ 759.018,53 para o FNDE e R$ 75.901, 84 de contrapartida do município.
Observa-se
que outros valores já haviam sido liberados para construção da obra,
pois este convenio é claro em afirmar que é para concluí-la.
As
verbas deveriam, também, comprar equipamentos para escola. Estas
informações agravam ainda mais a situação. Não se tem noticias de onde
se encontram todos os equipamentos. Agora a fiscalização se estende aos
moveis e objetos que deveriam aparelhar a escola agrícola.
Os
indícios são graves. Obra que envolve quase 1 milhão de reais, valores
de 1995, exige não só da Força-tarefa Popular uma atitude firme, bem
como da comunidade de Pio IX e das autoridades competentes.
O problema não termina por aqui.
A
escola agrícola foi sepultada administrativamente. Convenio nº
7.93.05.0092/00 celebrado entre o município de Pio IX e a CODEVASF no
montante de R$ 553.283,04. O pacto tem como objeto a implantação do
Centro Vocacional Tecnológico de Pio IX.
Ocorreu
mudança de finalidade da escola agrícola e a nova destinação do prédio
precisa ser discutida amplamente pela sociedade, Ministério da Educação e
Ministério Público.
Seria
uma forma de sepultar definitivamente as eventuais irregularidades da
obra e o paradeiro dos equipamentos ? Agora os fatos ganham publicidade e
a comunidade de Pio IX, vereadores, prefeitos, trabalhadores,
empresários, donas de casa, estudantes tem o dever cívico de buscarem
respostas e a punição dos eventuais culpados. A Força-tarefa Popular se
posiciona ao lado da comunidade e fará sua parte.
O CENTRO VOCACIONAL TECNOLOGICO DE PIO IX.
Após
serem consumidos cerca de um milhão de reais na obra e equipamentos da
escola agrícola que se encontra abandonada, depredada, furtada, servindo
de deposito de lixo, a possibilidade de viabilidade deste aparelho
educacional é inviabilizada pela proposta da implantação do Centro
Vocacional de Tecnologia.
Para
efetivar este propósito foi celebrado em 30/12/2005 o Convenio nº
7.93.05.0092/00 entre o município de Pio IX e a CODEVASF no montante de
R$ 553.283,04.
Os
valores foram liberados mas não foram sacados devido a problemas de
inadimplências do município junto ao governo federal. Foram feitas
várias prorrogações de prazo mas devido a não regularização junto a
União os valores foram devolvidos pelo município.
Mais
uma vez a educação de Pio IX sofre um forte golpe. Inviabilizado o
colégio agrícola, universidade aberta com obra parada há quase um ano e
agora são devolvidos mais de R$ 600.000,00 que poderiam trazer nova
perspectiva profissionalizante para os jovens da região.
A
atual administração esclareceu que teve conhecimento do problema logo
no inicio da gestão e que devido a inadimplência que se encontrava o
município não houve prazo suficiente para atender os requisitos exigidos
pela CONDEVASF. Assim teve que devolver os recursos que estavam
intactos e aplicados.
Nesta
realidade perdem os jovens, os pais, o município, todos! Quem poderia
lucrar com toda esta catástrofe na educação de Pio IX? Quem! ? Esta
pergunta precisa ser respondida porque ela pode evitar novas investidas
contra a educação e outros setores dos recursos públicos.
Obras da universidade aberta segundo a qual se encontra inacabada.
Com a manifestação da sociedade a X Marcha foi até o local e verificou os fatos.
Realmente foi encontrada uma obra
inacabada com placas que noticiavam a liberação de dois convênios sendo
um no valor de R$ 258.106,17 e R$ 346.935,69. Os respectivos contratos
prazos de conclusão eram de 90 e 150 dias.
Informações do aluno Graziane Sá, aluno
de química o curso não tem laboratório por falta de local. Hoje se
encontram matriculados 79 alunos nos cursos de espanhol, pedagogia e
química.
Pio IX atualmente tem 290 jovens preparados para fazerem o vestibular.
A situação da obra é critica tendo em vista que abandonada o que já foi feito pode ser danificado pelo tempo, sol e a chuva.
Os fatos serão levados ao conhecimento do Tribunal de Contas e do MP por serem verbas do estado.
SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA.
Pio
IX tem sérios problemas de abastecimento de água tanto na cidade como
no interior. A X Marcha detectou a existência de três convênios
celebrados entre a Associação dos Pequenos Produtores Agropecuarios de
Gerimum e a CODEVASF no valor de R$ 804.489,47. O objeto dos convênios é
a construção de adutora na localidade Serra da Barauna. O primeiro
convenio teve inicio em 20/12/2006 devendo ter sido concluído em 180
dias depois. Houve aditivos ampliando o prazo de conclusão para
14/03/2008. Este convenio inicial foi no valor de R$ 101.000,00, tendo o
numero 7.93.06.0100\00.
O
segundo convenio de n. 7.93.06.0222/00 no valor de R$ 70.000,00 foi
destinado para segunda etapa e assinado em 29/12/06, nove dias depois do
primeiro, com prazo de 180 dias para fazer reservatório, rede de
distribuição e ligações domiciliares. Houve mais liberação de recurso no
montante de R$ 200.000,00 por meio do convenio n. 7.93.07.0028/00,
sendo a terceira etapa para beneficiamento do sistema de água da Barauna
com rede de distribuição e ligações nos domicilios. O convenio foi
assinado em 27/09/07 tendo prazo de 180 dias. Outro convenio foi
assinado sob o n. 7.93.07.0138/00 tendo como objeto a quarta etapa da
adutora e assinado em 05/05/08 com prazo de 240 dias a contar da
publicação. Estes recursos seriam para conclusão de adutora,
distribuição do S1, S2, S3 e S4.
A
visita no local das obras atestou que se encontram abandonadas. O mato
toma de conta do que seria a casa de bomba situada na localidade
Castelo. Encontramos duas caixas de água na localidade Barauna e uma na
casa de bomba. O moto que faria a coleta de água se encontra na casa de
sócio da entidade.
A obra esta inacabada e aos olhos da FTP o que foi encontrado não justifica os gastos de R$ 804.489,47.
A
FTP foi até a casa do presidente da associação Valderi João da Silva.
Questionado sobre a situação da obra e os motivos pelos quais até
apresente data a obra não foi concluída.
Disse
ele que repassou todos os recursos a empresa responsável pela execução
da adutora e que não consegue já faz tempo contato com a mesma. Foi
repassado pelo Sr. Valderi João da Silva copias de cheques em favor da
empresa OASIS CONSTRUÇÕES E CONSULTORIAS LTDA.
Alem
destas irregularidades a associação se encontra inadimplente junto a
CODEVASF tendo o presidente sido notificados de medidas tomadas junto ao
CADIN.
Segundo os moradores seriam beneficiados pela adutora cerca de 300 familias.
O projeto encaminhado a CODEVASF e aprovado declinou a seguinte justificativa:
“Ampliar
a oferta de água no meio rural com o aproveitamento de poços existentes
e a perfuração de novos para atender aos pequenos produtores rurais do
município de Pio IX, uma das áreas mais secas do estado com baixa
pluviometria e lençol aqüífero insuficiente para perfuração de poçpos. A
iniciativa reduz o déficit de abastecimento de água potável e contribui
para redução das doenças de veiculação hídrica”.
Como
se pode observar os recursos visam enfrentar problema de falta de água
potável trazendo o liquido para dentro das residências o que aumentaria
em muito a qualidade de vida dos lavradores e produtores da região ao
tempo evitaria muitas doenças.
em que buraco emtrou a verba que ia pra escola é isso que as pessoas querem saber
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