quinta-feira, 18 de agosto de 2011

TCE do Ceará reconhece indícios de fraude no ‘escândalo dos banheiros.

 
O presidente interino do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, reconheceu que há irregularidades em cidades onde associações culturais assinaram convênios com a Secretaria das Cidades do Ceará para construção de banheiros populares.

 
“Cascavel, Pindoretama, e outros municípios fora desse ciclo, como Pacajus, Horizonte e Xorozinho, os principais apontados, apresentam irregularidades”, afirmou Távora. O atual presidente do TCE substitui Teodorico Menezes, que pediu afastamento do cargo após ter o nome citado como no caso.

O balanço com o resultados das primeiras visitas às cidades onde há suspeita de convênios irregulares, feito em parceria entre TCE e Assembleia Legislativa, foi divulgado na quarta-feira (17). Eles devem visitar 54 cidades, que juntas assinaram 92 convênios para construção de kits sanitários.

Os presidentes das associações suspeitas de desvio de verba eram doadores de campanha do filho de Teodorico, o deputado estadual Teo Menezes, e tinham cargos de confiança indicados por Teodorico. Teo afirma que querem “crucificá-lo politicamente” e que todas as suas doações são lícitas. O pai, Teodorico, não se manifestou sobre o caso desde que foi divulgado na imprensa.

O deputado estadual de oposição Heitor Férrer (PDT), se declarou na manhã desta quinta-feira “frustrado positivamente” com o descobrimento de indícios de irregularidades. Férrer havia afirmado na semana passada que a fiscalização da Assembleia, em conjunto com o TCE, seria apenas uma forma de pegar “carona” com o órgão fiscalizador. Na plenária desta terça, o deputado afirmou que o resultado das investigações é positivo e isento.

Secretaria destaca importância da fiscalização
O atual secretário das Cidades, Camilo Santana, diz que está confiante na fiscalização e voltou a afirmar que as assinaturas dos convênios foram feitas na gestão anterior à sua. Santana diz também que apenas renovou os contratos com base me parecer técnico da secretaria.

Camilo Santana afirmou ainda que a fiscalização realizada pelo TCE e Assembleia Legislativa do Ceará é importante para “despertar” a população e órgãos de fiscalização para que se evite casos de desvio de verba. “Numa época em que temos 179 famílias no Ceará que ainda não têm um banheiro em sua casa, essa política é fundamental para o estado do Ceará”, afirma o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário