quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Todos Juntos Contra a Corrupção reúne multidão no Rio de Janeiro.


A manifestação "Todos Juntos contra a Corrupção - Compartilhe Honestidade", realizada ontem (20) na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, foi marcada pela espontaneidade dos participantes, que chegaram a 2,5 mil pessoas, segundo a Polícia Militar.
 
Os organizadores, por sua vez, estimaram o público em cinco mil. O ato, que foi idealizado a partir das redes sociais e conquistou o apoio virtual de mais de 33 mil usuários no Facebook, foi marcado por palavras de ordem e cartazes contra a impunidade, mas sem bandeiras partidárias.

Apesar da indignação e dos protestos contra a corrupção terem sido o principal mote do ato, muitos cartazes improvisados e feitos à mão faziam referência à "faxina" promovida pela presidente Dilma Rousseff no governo federal. Além disso, o evento teve diversas reivindicações, com manifestantes condenando a impunidade, cobrando direitos de aposentados e professores, pedindo o fim do voto secreto no Congresso e exigindo soluções para o caso do bonde de Santa Teresa, parado desde o acidente que matou cinco pessoas no fim de agosto.

Entre os adereços usados pelo público, estavam máscaras de burro, narizes de palhaço, bandeiras do Brasil ou vassouras para "varrer" a corrupção – distribuídas pelo movimento Rio de Paz, que na segunda-feira fincou as mesmas vassouras de cerdas verdes na praia de Copacabana para antecipar o protesto. Os organizadores também coletaram centenas de assinaturas em apoio ao projeto de lei que pretende considerar a corrupção um crime hediondo.

O engenheiro Marcelo Medeiros, integrante da organização, considerou o evento positivo e disse que o importante foi despertar as pessoas. "Se o público não foi gigantesco, foi o suficiente para criar uma célula e a partir daí ganhar força Brasil afora", diz Medeiros, que previu "repercussão internacional" para a manifestação.

Outra organizadora do protesto, Cristine Ferreira, afirmou que valeu o alerta do povo contra os políticos corruptos. “Foi perfeito, uma receptividade linda. Tudo feito na paz. Valeu o alerta contra os políticos corruptos”, afirmou.

A manifestação contou com o apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da ONG Rio da Paz e da Associação Contas Abertas (CA), que defende diversas bandeiras levantadas pelo protesto e foi à manifestação representada pelo secretário-executivo, Gil Castello Branco.

No início da noite, o movimento grevista dos bombeiros do Estado do Rio reforçou a manifestação, com mais de 300 homens que marcharam desde a Assembléia Legislativa, a um quilômetro da Cinelândia. Palavras de ordem contra o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, se uniram aos discursos que vinham do carro de som.

Os organizadores anunciaram que no dia 12 de outubro haverá um novo ato, desta vez na orla de Copacabana, mesmo dia marcado para manifestações em Brasília, São Paulo e Belo Horizonte.
Dyelle Menezes
Do Contas Abertas
Com informações BBC Brasil e O Globo  
Foto: Marcelo Carnaval

Nenhum comentário:

Postar um comentário