quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sineval Roque pode ser barrado pela Lei da Ficha Limpa.


O deputado estadual Sineval Roque (PSB), pré-candidato a prefeito do Crato, poderá ter negado o pedido de registro da sua candidatura pela justiça eleitoral com base na Lei da Ficha limpa. O deputado responde processos no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE - CE) e Tribunal de Contas da União (TCU).
No TCM, o deputado responde por irregularidades quando foi prefeito de Antonina do Norte (processo n° 8857/07, processo n° 11460/07, processo n° 2741/95, processo n°3807/96).

No TER-CE, Roque é alvo de representação movida pelo Ministério Publico Eleitoral por doação de recursos acima do limite legal (TRE-CE – Processo nº 15291.2011.606.0000).

No TCU, o pré-candidato é responsabilizado por omissão em prestação de contas referente a recursos repassados pela Petrobrás à prefeitura de Antonina do Norte (Acórdão nº 604/ 1996).

Sineval Roque é um dos políticos do Ceará com ficha suja e quase teve a candidatura impedida ainda na eleição de 2010, mas conseguiu registrar e concorrer. Para as deste ano o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a constitucionalidade da Lei e o deputado pode ficar inelegível.

A informação é do site: excelências.org.br

Possibilidade real

É importante ressaltar que a Lei da Ficha Limpa é um excelente instrumento de fiscalização e a maior conquista do povo brasileiro na área da política nos últimos anos. Ela tem por finalidade retirar da vida pública aqueles se que distanciam de uma vida pública limpa. A lei ganhou mais força após a reafirmação STF. E este ano a justiça deve barrar as candidaturas que não respeitaram o que é público.

Difícil a situação do deputado Sineval Roque. Ele quer ser prefeito do Crato, mas parece que a vontade está ficando cada vez mais distante. Nas últimas semanas, Roque sofreu um grande desgaste, mas tinha ficado apenas no campo da política, ou seja, era reversível.

Agora, a clara possibilidade de seu nome estar na lista dos inelegíveis que, inclusive, deverá ser divulgada pela justiça em breve, coloca outro patamar de análise. Devemos considerar agora a seria possibilidade do deputado estar fora da disputa. E caso, isso aconteça, a dúvida é para onde iria o PSB.

O questionamento acontece, sem colocar a possibilidade de candidatura própria, porque nos bastidores ninguém acredita que Roque entregaria a cabeça da chapa para outra liderança como, por exemplo, André Barreto. Para muitos, inclusive, filiados do PSB local, ele não correria o risco de ter sua liderança ameaçada internamente.

Então, na verdade, o caminho para o PSB do Crato deve se limitar ao PT, PMDB ou PV, já que, o PPS de Raimundo Filho, além de ser aliado do PR, o próprio Raimundo Filho já retirou sua pré-candidatura.

O PT, nessa análise leva vantagem. Marcos Cunha tem estado bem próximo do PSB e Roque é o político com quem Marcos tem conversado. O PMDB tem a frente Ronaldo Matos, com quem, muitos acreditam, Roque ter uma questão pessoal mal resolvida. Já o PV, também é oposição ao governador Cid Gomes em nível municipal. Não se imagina Samuel Araripe e Cid Gomes no mesmo palanque.

Mas, certo mesmo de tudo isso é que o quadro deve se fechar nas candidaturas de Cícero França (PV), Ronaldo Matos (PMDB) e Marcos Cunha (PT). Esse último com a possibilidade de um grande reforço com a possível vinda do PSB e seus aliados.

As informações politicas são do Jornalista Madson Vagner
Fonte: Cariri Noticias

2 comentários:

  1. Deus é mais, esse Deputado não pode ser eleito Prefeito do Crato, ele deve é responder por tudos os atos ilícitos cometidos por todos esses anos, como por último ameaçar osvereadores para eles voterem no Antonio Filho e em seu filho, o tempo do Roque já acabou temos que colocar na prefeitura alguemn que seja sério, infelismente hoje Antonina do Norte não tem opção, os candidatos que já estão em campanha são um pior que o outro que é o Antonio Filho, prefeito do Roque, este colocado para assumir os desvios de verbas e que depois de cassado e preso dará o lugar para o filho do Roque , e o outro candidato é o Iteíldo, irmão do Roque que é outro irresponsável, então o povo carente de Antonina se preparem para mais 4 anos de sofrimento, mas vamos ver se em 2016 vocês criam vergonha na cara e elejam um homem como prefeito, só vai fazer bem para a população.

    ResponderExcluir
  2. Duvido muito que o Deputado tenha a campanha barrada no que se refere este estár com o apoio do Governador assim fica facil conseguir liminares principalmente quando tem juizes corruptos e desembargadore eleito pelo quinto constitucional e indicado pelo Governador(esses praticamente são a voz do Governador em segunda instância), vai ser candidato a prefeito e vai comprar os direitos sobre a prefeitura do Crato por quatro anos, é tudo normal assim, é só comércio, anormal vai ser quando uma prefeitura for administrada por gente de bem que não coloque o bem estar do coletivo a frente de interesses próprios.

    ResponderExcluir