terça-feira, 28 de agosto de 2012

ALERTA ANTONINA, esta na hora do povo reagir, somente os cidadãos podem construir uma mudança.


Há vinte anos Antonina sofre as mas administrações, há vinte anos os políticos de Antonina do Norte enganam o povo e saqueiam os cofres públicos. O povo sofre com a saúde precária do município, educação sucateada, professores ganhando mal, merenda escolar de baixa qualidade, administrações onde o dinheiro público serve para enriquecer alguns.

O ALERTA ANTONINA DO NORTE, é uma articulação da sociedade civil  que envolve cidadãos, ONGs, sindicatos, associações, etc., com o fim de combater a corrupção em nosso município. tem voltado sua atividade para a  fiscalização das ações governamentais. Neste sentido tem fiscalizado a prefeitura e descoberto inúmeras irregularidades, que têm sido apresentadas as Ministério Público Estadual e Federal, TCM, CGU e à sociedade como um todo, enquanto forma de convocá-la à participação efetiva.

A AÇÃO VIGILANTE DA SOCIEDADE!

A sociedade brasileira vive um importante momento para seu amadurecimento ético. A conjuntura nacional tem estimulado debates positivos sobre a corrupção e seus males.

A corrupção é um mal que se desenvolve dentro e fora dos governos. A sua ação é devastadora nos planos material e espiritual.

Ela corrói e desfigura a moral do indivíduo da administração e das políticas. O resultado segue quase igual a um tsuname que parece não conhecer obstáculos, mas eles existem:

A espiritualidade do povo sofre diretamente com a sua ação. A falta de confiança e esperança tem repercussão devastadora na individualidade e no conjunto social.

Seres sem esperanças no futuro constroem o seu presente como podem e sem respeitar regras, o que funciona como alimento para a corrupção que se alastra não só por desvio de verba, mas por falta de esperança.

Os brasileiros diante dos mais de 500 anos de corrupção devem buscar construir um sistema de controle popular dos recursos públicos. Esta ação se impõe como meio alternativo e viável para estancar ou amenizar os efeitos maléficos deste mal.

A SOCIEDADE, enquanto força ativa nos processos de mudança precisa priorizar mais o controle dos gastos públicos. Os desvios e mau gerenciamento se refletem na vida de todos. Isto porque faltarão médicos, medicamento, merenda escolar, saneamento básico, etc.

Nesta conjuntura o papel da sociedade civil é relevante. A sua relação com agentes corruptos deve se moldar no sentido de não esperar apenas pela ação policial do Estado e seus controles. A construção de um tecido social resistente e repressor se faz imperativo.

O custo moral a ser cobrado dos agentes corruptos e daqueles (as) que os auxiliam deve fortalecer a ponto de desestimular tais comportamentos.
O conhecimento da origem, destino, aplicação e prestações de contas dos recursos públicos são possíveis diante da legislação brasileira, o que garante um controle social rígido e eficaz.
  
O exercício destes direitos e exemplo da militância cívica pode ser o caminho para impedir os efeitos devastadores da ação tsunâmica da corrupção.
Irradiantes de energia marchamos construindo o futuro que também será seu, por isso faça parte desta luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário