terça-feira, 21 de agosto de 2012

O Município de Antonina do Norte no estado do Ceara gastou quase cinco vezes mais com matérial de limpeza do que com compra de medicamentos e material hospitalar.

ENQUANTO A SAÚDE PADECE
município de Antonina do Norte, em apenas trés meses, de Fevereiro a Maio deste ano, consumiu a quantidade absurda de 6.500 litros de desinfetante, 4.500 litros de aguá sanitária  2.800 litros de detergente e 2.600 vassouras.

O município de Antonina do Norte, somente nos meses de Fevereiro a Maio deste ano, declarou em sua prestação de contas, despesas com compra de material de limpeza no valor aproximado de 190 mil reais, enquanto que com compra de medicamentos e material hospitalar para consumo no hospital, postos de saúde e medicamentos da farmácia básica da unidade de saúde do município o município gastou apenas 43 mil reais. O Município de Antonina do Norte no estado do Ceara gastou quase cinco vezes mais com matérial de limpeza do que com compra de medicamentos e material hospitalar. 


A quantidade de produtos chega ao absurdo, destacamos alguns itens comprados pela prefeitura de Antonina do Norte, para consumo em diversas secretarias, adquiridos apenas nos meses de Fevereiro a Maio deste ano,segue itens abaixo:

A lista abaixo conta com apenas seis itens, mas o município adquiriu dezenas de produtos de limpeza e higiene, todos em grandes quantidades, quantidades absurdas.

6.500 litros de desinfetante
4.500 litros de aguá sanitária
2.800 litros de detergente
2.600 vassouras
1.300 caixas de sabão em pó
700 caixas de sabão em barra

Somente pela secretaria de saúde, o município comprou, 850 vassouras, 2.200 litros de desinfetante, 1.000 litros de detergente, 2.200 litros de agua sanitária, 250 caixas de sabão em pó, 150 caixas de sabão em barra e outros produtos , todos em grandes quantidades. 

As despesas foram feitas em quatro empresas, duas da cidade de Juazeiro do norte, VANDISLAU COSTA SILVA ME e RAMON MACHADO DA SILVA - ME, e outras duas de Antonina do Norte, EDILANDIA FERNANDES DE FREITAS ME e FRANCISCO OTAVIO MOTA.


Cabe ao município dar uma explicação ao povo de Antonina do Norte para tamanho absurdo, não existe nenhuma cabimento para tamanho absurdo, mesmo que estes produtos tenham sido comprados para uso anual, não tem como gastar 2.600 vassouras,  como também não tem cabimento o consumo de 6.500 litros de desinfetante, 4.500 litros de aguá sanitária e 2.600 litros de detergente.

Ainda tem o caso do sabão, que consta nas despesas como sendo caixas, constatamos que a caixa de sabão em pó vem com 24 unidades, se for desta forma seriam 31.200 unidades de sabão em pó, e a caixa de sabão em barra vem com 05 ou 10 unidades ou seja, 3.500 ou 7.000 barras de sabão. Não sabemos na verdade a quantidade correta, mas se for desta forma, seria o cumulo do absurdo.

Causa revolta quando chegamos na farmácia do posto de saúde com uma receita e não encontramos o remédio que precisamos, agora sabemos porque não tem o remédio, estão usando o dinheiro dos remédios para comprar sabão.

Uma denuncia esta sendo feita nesta segunda feira no Ministério Público Federal e no PROCAP - PJG, iremos pedir que a justiça tome providencias imediatas nesta situação absurda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário