sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Ministério Público investiga ameaça de morte a um promotor no Ceará.

Dois homens armados invadiram o Fórum de Itarema à procura do promotor, mas não o encontraram e fugiram.

FOTO: MARÍLIA CAMELO
O Ministério Público do Ceará travou combate contra corrupção e o crime organizado. Promotores ameaçados por defender a Constituição e o Estado Democrático de Direito.

O promotor de Justiça Rinaldo Janja, presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), citou vários casos em que colegas de profissão tornaram-se alvos de atentados e agressões no Interior. Ele exigiu providências 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPE) anunciou, ontem, ter iniciado uma investigação com o objetivo de apurar ameaças de morte que teriam sido dirigidas a um promotor público com atuação no Interior do Estado. A vítima teria sido procurada por dois homens que invadiram o Fórum da Comarca de Itarema (237Km de Fortaleza), na semana passada.

Os desconhecidos estavam armados no momento em que invadiram o Fórum em busca de encontrar o promotor de Justiça Iuri Rocha Leitão. No momento no incidente, o promotor não se encontrava ali. No entanto, o vigia do Fórum foi rendido e obrigado a levar os supostos pistoleiros à sala destinada ao representante do Ministério Público.

Depois que constataram que Iuri Leitão não se encontrava no prédio, os suspeitos fugiram do local em uma moto preta.

Aproveitar

Na apuração do fato, o MP descobriu que os homens armados disseram que deveriam ter aproveitado aquele dia para praticar o atentado, já que os policiais militares do destacamento da PM de Itarema havia se ausentado da cidade. Eles estariam, naquele momento, na vizinha cidade de Acaraú, no litoral Oeste.

A falta de câmeras no Fórum de Itarema impossibilitou as autoridades de identificar os dois homens armados.

Escolta

Desde o dia da tentativa de agressão, o promotor de Justiça vem sendo acompanhado por policiais militares. A escolta é feita durante 24 horas, após o fato ter sido comunicado pela Procuradoria Geral da Justiça (PGJ) à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Os motivos do atentado estão sendo objeto de uma investigação aberta pelo MPE através do seu Núcleo de Segurança Institucional e de Inteligência (Nusit). Foi nomeada uma comissão de promotores de Justiça para apurar rigorosamente o caso.

Casos

O presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), promotor de Justiça Rinaldo Janja, lembrou de outros episódios recentes em que colegas foram vítimas de ameaças e atentados no Interior cearense.

Um desses episódios teve com palco a cidade de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri.

Segundo Jana, o promotor daquela cidade sofreu ameaças à sua integridade física. Fato semelhante, segundo ele, ocorreu também na cidade de Pedra Branca (261Km de Fortaleza), onde a residência do promotor daquela comarca foi alvejada com diversos tiros.

Fato mais grave, segundo Rinaldo Janja, aconteceu dentro do Fórum da cidade de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe (194Km de Fortaleza), quando a sala de audiências foi invadida por um homem armado de faca. Ele teve que ser contido pelo próprio promotor daquela cidade, que evitou, assim, um assassinato. Já em Guaraciaba do Norte, um homem armado também invadiu o Fórum, atirando, à procura do juiz.

FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA

APOIO AOS PROMOTORES AMEAÇADOS NO CEARÁ

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ AMEAÇADO - SOBRETUDO OS PROMOTORES QUE COMBATEM A CORRUPÇÃO E O CRIME CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - NOSSO TOTAL APOIO AOS PROMOTORES AMEAÇADOS E O NOSSO REPÚDIO AO CRIME ORGANIZADO QUE TENTA TOMAR CONTA DAS PREFEITURAS E DAS CÂMARAS MUNICIPAIS NO CEARÁ - A MAQUINA PÚBLICA É PARA SER ADMINISTRADA PARA EFETIVAR DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS DA POPULAÇÃO - NÃO PARA SER TETAS DA CORRUPÇÃO!

NOSSO TOTAL REPÚDIO AO CRIME ORGANIZADO NO CEARÁ, QUE ANDA INTIMIDANDO E AMEAÇANDO PROMOTORES QUE HONRAM SEU CARGO - DEFENDEM A CONSTITUIÇÃO - A DEMOCRACIA E O ESTADO DE DIREITO - COMBATENDO A CORRUPÇÃO - CRIMINOSOS ELEITORAIS E O CRIME ORGANIZADO QUE TENTA TOMAR CONTA DAS PREFEITURAS E DAS CÂMARAS MUNICIPAIS - SE O CRIME VENCER TODA SOCIEDADE PERDE - SE O CRIME VENCER VOLTAREMOS À PRÉ-HISTÓRIA - A MAQUINA PÚBLICA É MEIO PARA CIDADANIA - NÃO PARA INSTALAÇÃO DE LADRÕES E ASSASSINOS DE TODA ORDEM! PEÇO QUE TODOS ESCREVAM MENSAGENS DE APOIO AOS BRAVOS PROMOTORES CEARENSES, SOBRETUDO OS DA PROCURADORIA DOS CRIMES CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PROCAP) QUE ESTÃO FAZENDO HISTÓRIA E AJUDANDO NA CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL MELHOR ALICERÇADO NA LEI! QUE O PODER JUDICIÁRIO - NO JULGAMENTO DOS CRIMINOSOS POSSA ATINGIR RAPIDAMENTE O MESMO NÍVEL DE EFICÁCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

OS QUE ESTAVAM ACOSTUMADOS A IMPUNEMENTE USUFRUIR DA APROPRIAÇÃO DA MÁQUINA PÚBLICA SENTEM-SE INCOMODADOS, NÃO ESTÃO ACOSTUMADOS A TRABALHAREM E NÃO QUEREM LARGAR AS TETAS DO PODER PÚBLICO, AO QUAL CHEGAM E SE MANTÊM COMPRANDO ALGUNS COM CARGOS, OUTROS COM PROPINA, OUTROS DANDO ESMOLAS E O PIOR, ESTES PROTEGIDOS PASSAM A DEFENDER TAIS MALFEITORES COMO POLÍTICOS VERDADEIROS, PARA CONTINUAR PROSTITUINDO SEU VOTO E SUA CIDADANIA.

NOTA DO PROFESSOR VALDECY ALVES E QUE ACOMPANHAMOS E APOIAMOS. 

PARABÉNS PROFESSOR VALDECY ALVES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário