sábado, 8 de dezembro de 2012

Francisco Fernandes coordenador do Alerta Antonina é candidato a premio internacional.

Francisco Fernandes estará concorendo ao Prêmio Allard da Universidade de British Columbia Faculdade (UBC) - Canada. O Prêmio Allard, que distribuirá cem mil dólares canadenses (duzentos mil Reais) ao vencedor.

Ganhar este premio é mais importante pra mim pelo reconhecimento do meu trabalho do que pelo premio em dinheiro. (Francisco Fernandes)
 
O Prêmio Allard pela Integridade Internacional é atribuído a um movimento, indivíduo ou organização que tem demonstrado uma coragem excepcional e liderança no combate à corrupção, especialmente através da transparência promoção, prestação de contas e do Estado de direito.


Francisco Fernandes foi nomeado e entrara num processo de seleção preliminar onde as indicações serâo reduzida a uma lista de indicados que concorrerão ao Premio Internacional de Integirty Allard.


Anunciado na abertura do Salão Allard, a nova casa da Universidade de British Columbia Faculdade (UBC) da Lei, o Prêmio Allard pela Integridade Internacional, concebido e financiado por Peter A. Allard, destina-se a reconhecer um indivíduo, movimento ou organização que demonstrou coragem excepcional e liderança no combate à corrupção, especialmente através da promoção da transparência, prestação de contas e do Estado de direito.

O Prêmio Allard é administrado pela Universidade de British Columbia Faculdade de Direito Allard Hall. A Faculdade de Direito da UBC tem uma história profunda e de longa data do avanço dos direitos humanos.


Os membros do corpo docente têm sido pioneiros em articular e apoiar os direitos humanos das mulheres, os direitos das Primeiras Nações e comunidades indígenas, e os direitos das vítimas de crime. Bolsa de estudos da faculdade está na vanguarda de um novo pensamento sobre crimes de cumplicidade corporativa, tráfico de seres humanos, e direitos econômicos e sociais.

Os membros do corpo docente têm cargos respeitados como relatores da ONU e juízes, e conduziu a formação judicial, a nível nacional e internacional. Atualmente alojados dentro da Faculdade de Direito são programas que convidam o envolvimento dos alunos direta na promoção dos direitos humanos, incluindo o Projeto Inocência , a Clínica das Primeiras Nações Legal , e a Lei Estudantes Programa de Assessoria Jurídica . Bolsas de apoiar a participação dos alunos na maior comunidade - local, nacional e global.

Critérios do Prêmio 

Conteudo do Site ALLAR PRIZE:
http://www.allardprize.org/prize-criteria/

O Prêmio Allard pela Integridade Internacional é atribuído a um movimento, indivíduo ou organização que tem demonstrado uma coragem excepcional e liderança no combate à corrupção, especialmente através da transparência promoção, prestação de contas e do Estado de direito.

Movimento individual, ou organização

Reconhecemos que toda a gama de participantes da sociedade global pode fazer importantes contribuições para essas questões críticas, assim acolhemos nomeações de todos os tipos de pessoas, movimentos e organizações. Nomeados poderia incluir proeminentes líderes mundiais, ativistas Grass Roots, movimentos sociais, grupos de caridade específicas dedicadas a questões sociais ou outras pessoas colectivas, sejam elas com fins lucrativos ou não. A amplitude desta foco reforça a nossa convicção de que todos nós temos responsabilidades para promover a transparência eo Estado de Direito. Conseqüentemente, o estado do candidato é irrelevante. 

Coragem

Entendemos coragem de exigir ação em face de significativas restrições pessoais. Estas restrições podem ser para a segurança do candidato e sua família, mas também podem acarretar outros tipos de custo pessoal. Eles podem incluir, por exemplo, as implicações potenciais para a futura carreira, bem-estar financeiro, a exclusão de grupos sociais ou outras conseqüências que são indesejáveis ​​para o candidato. A essência de coragem para os fins deste prêmio é que o candidato tenha agido para combater a corrupção e promover a transparência, independentemente de custos potenciais pessoalmente. 

Chefia

As atividades de um candidato deve inspirar outros. Liderança de novos movimentos sociais é um exemplo óbvio dessa inspiração, mas há muitos outros. Por exemplo, a liderança também pode incluir o desenvolvimento de novas tecnologias para o monitoramento de propinas a funcionários do governo, mesmo que não pode ser apenas uma conexão solta entre os desenvolvedores das ferramentas e dos usuários finais. Na mesma linha, os estudiosos também mostrar liderança, onde suas ações estimular a mudança, independentemente da existência ou não implementam suas próprias idéias. A inspiração é a pedra de toque. 

Anti-Corrupção

Entendemos que a corrupção significa que o abuso de poder. A corrupção pode ocorrer dentro do governo, mas também tem lugar dentro de instituições privadas, empresas e organizações não-governamentais. Ao nível político, a corrupção, muitas vezes envolve abuso do poder público, escritório ou recursos por funcionários do governo, eleitos ou nomeados para ganho pessoal do partido ou afins, por vezes, em conexão com o favorecimento na concessão de empregos ou contratos. Fora do governo, que envolve o suborno, extorsão e outras tentativas de burlar a lei. O trabalho de um candidato deve procurar resistir ou superar as práticas de corrupção em benefício da sociedade e promoção da estabilidade a longo prazo, o que, por vezes, pode envolver até mesmo desafiando a própria lei se serve a fins corruptos. Ações do candidato pode se relacionar com um único ato importante de corrupção ou de práticas que levam à corrupção sistemática ou incrementais de um regime político. 


Transparência

Transparência implica divulgação pública. Em um nível, transparência envolve publicação regular e precisa de importantes práticas governamentais e informações que permitem o debate público informado. Essa divulgação vai para o coração dos princípios democráticos, permitindo que os eleitores locais para tomar decisões informadas nas urnas. Em outro nível, o termo envolve também revelando práticas ocultas que são prejudiciais para o grande interesse social, mesmo que ocorram em particular. Enquanto os candidatos devem promover a transparência, devem também ser sensível às conseqüências potencialmente negativas e prejudiciais de revelar certos tipos de informação. 

Responsabilidade


Acreditamos que os responsáveis ​​por desvio de bens públicos ou minar o Estado de Direito deve responder ao público para suas ações. No mínimo, isso implica que aqueles que são responsáveis ​​por atos de corrupção devem ser identificados. Além da identificação sozinho, outras formas de responsabilidade legal também poderá ser adequada, que vão desde reparações financeiras a acusações criminais em circunstâncias chocantes. Enquanto não temos nenhuma idéia preconcebida sobre a prestação de contas deve tomar forma, o candidato deve funcionar a justiça ainda chamando os responsáveis ​​por atos de corrupção para a conta de seus erros. 

Estado de Direito

Uma sociedade regida pelo Estado de Direito opera sob um sistema de normas justas e equitativas legal, não pelo governo arbitrário. Assim, o Estado de Direito denota um sistema ordenado e ética, legal, onde no mínimo uma legislatura, executivo e judiciário são independentes, onde a aplicação da lei é imparcial e onde todas as pessoas são iguais perante a lei. Da mesma forma, o termo exige que nenhuma entidade está além da lei, incluindo governos, empresas e outros membros poderosos da sociedade. O trabalho do candidato bem sucedido irá promover o estabelecimento ea manutenção desses princípios, no seio das comunidades locais, os países individuais ou globalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário