sábado, 5 de junho de 2010

Juazeiro do Norte terra de jornalistas espancados e perseguição a blogueiros

Por Tiago Viana direto do Blog Rastreadores de Impurezas
O que está acontecendo no Juazeiro de terra santa do meu Padim? Diante o observatório do cume do velho farol de Fortaleza as lentes iluminam a vida contemporânea de uma das cidades mais importantes do interior do Ceará. O que vemos no foco das impurezas é uma infinita briga de vaidades e outras coisas para ver quem leva e manda mais na administração da cidade. No olho do conflito a atual administração comandada pelo PT (novo abocanhamento individual das causas públicas) e seus aliados, e do outro lado, dentro do miolo da guerra, os antigos administradores da cidade, comandado pelo PSDB (gente que sempre viveu à custa do poder local e cresceu economicamente) e seus aliados.

No Juazeiro do Norte a aproximadamente 550Km de Fortaleza quebrou-se o encantamento de décadas e mais décadas no monopólio do poder tradicional comandado por uma elite que sempre esteve no poder. Na alternância de capacidade a coisa parece que engrossou o caldo, e até hoje Juazeiro vive em clima de conflito eleitoral. Como falamos: de um lado a turma nova que na alopração encantadora do poder faz dos erros uma arma mortal do poder tradicional que habitava o Juazeiro.

A guerra declarada em Juazeiro reflete bem o que foi a alternância de poder político nacional. Juazeiro é um retrato isolado do Brasil que repete os acontecimentos do país na era Lula, no seu inicio de governo. Onde o PT pegou o governo depois de décadas governado pelo PSDB e seus aliados. Em relação à grande mídia tradicional que ficou na vigília e na campanha contra a atual administração, parecido, se não igual ao que aconteceu nacionalmente com as grandes redes de TV, jornais e revistas semanais sempre na mobilização da campanha negativa a administração, a mando dos seus grupos políticos.

A imprensa é a bucha da guerra onde os dois lados expõem todas as suas razões, todos os seus direitos, todos seus posicionamentos para derrubar o lado opositor. Como este ano é de eleições esta guerra pelo poder no Juazeiro parece não respeitar nenhum dos pensamentos do Padre Cícero, e muito menos de seu povo.

Infelizmente atos de corrupção não vai ser marginalidade exclusiva do PT ou do PSDB. Onde existir o ser humano ausente de educação completa do ser, vai existir a malandragem cobiçada pelo egoísmo sem freios dos sujeitos. No caso de Juazeiro a coisa vem de muito longe e não será nesta administração que a revolução santa atingirá os gabinetes das decisões maiores do município.

No entanto, a bruxa parece que também não respeita mais a terra santa e invadiu o Juazeiro. Programas de rádio tentam fazer a cabeça da população em prol ao passado político misterioso ou a favor da revolução vermelha obscura. Uma TV que era para ser educativa não cansa de fazer propaganda das causas próprias do seu administrador, e também não pára de tentar degolar a atual administração.

Esta guerra veio parar na mídia mais democrática do mundo – a Internet. Hoje o conflito fica totalmente em ebulição nas redes sociais e sites que apontam suas armas cortando a razão do homem mais puritano dos milagres. A temperatura do conflito para ver quem roubou menos, quem fez mais, quem é honesto ou ladrão ficou tão quente que até Blogueiros estão sendo perseguidos (seja com ameaças pela televisão, rádio ou pelas ruas com nomes de santo do Juazeiro). Há poucos dias um jornalista chegou até ser seqüestrado e torturado, é lastimoso chegarmos este triste ato.

A guerra repercute até na grande imprensa nacional com reportagens encomendadas de jornalistas renomados do Brasil para deteriorar a administração atual ou para desvendar o pecaminoso mundo do crime dos tradicionais políticos de Juazeiro do passado, já beatificados pela população. O engraçado é que os meios de comunicações utilizados são os mesmo dos grupos de comunicação que todos os dias fazem campanha para determinados candidatos do PSDB em prejuízo para os do PT ou vice-versa.

A coisa chegar ao espancamento e tortura de jornalistas ou perseguição Blogueiros é revoltante. Que os meios de comunicações dêem liberdade para todas as vozes falarem e não bloqueie nenhuma voz, mesmo que esta voz seja minoria. Da mesma forma na Internet jamais pode existir nenhum principio de censura ou fazer pressão para que os Blogueiros, Twitteiros fiquem constrangidos em postar sua visão de mundo (mesmo que fiquem em lado opostos ao poder do presente ou do passado). Ache bom ou ache ruim, Padre Cícero leve a Paz ao nosso Juazeiro do Norte, é isto!

Fonte blog do Juazeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário