quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Novo documento de identidade será lançado nesta quinta.


O Ministério da Justiça lança nesta quinta-feira (30) o novo documento de identidade, que será implementado em todo o país a partir de 2011. Batizado de Registro de Identidade Civil (RIC), o novo documento vai substituir a atual carteira de identidade e vai conter informações do cidadão e certificação digital. O lançamento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Inicialmente, o novo documento será testado nos estados do Rio de Janeiro e Bahia e no Distrito Federal. Os primeiros cartões devem ser expedidos pela Casa da Moeda. A partir daí, os governos dos estados e do DF terão o prazo de um ano para começar o cadastramento e a implementação do documento.
  Nova identidade terá senha para serviços na web.
 
Umas das novidades do novo documento de identidade, o RIC (Registro de Identidade Civil), lançado nesta quinta-feira (30) pelo governo, é a maior praticidade e segurança que as pessoas terão para solicitar serviços e fazer transações, inclusive pela internet. Além de várias tecnologias que dificultam a falsificação ou adulteração do novo documento, emitido em cartão, o RIC conterá um chip com a chamada certificação digital. Trata-se de uma espécie de assinatura digital, composta por chave (código) e senha individual. Na prática, com a certificação, a pessoa poderá atestar alguma coisa sem precisar assinar à mão um papel. Isso poderá valer, por exemplo, para contratação de serviços, requerimentos junto a órgãos públicos, declaração de imposto de renda, transações comerciais, abaixo-assinados (inclusive para projetos de lei de iniciativa popular). Tudo poderá ser feito pela internet e de forma mais segura, garante o governo. Já existe até uma medida provisória prevendo que a assinatura digital terá a mesma validade da assinatura manuscrita. O governo alega que a tecnologia trará mais praticidade para o cidadão, além de dar mais agilidade para os órgãos públicos processarem informações e atenderem o público. A recomendação mais importante é que as pessoas não compartilhem a chave (código) fornecida e a senha individual da certificação digital. O ideal é que a pessoa faça sua própria senha intercalando letras e números numa longa combinação. Também memorizá-la, sem anotar, além de não passá-la para ninguém.


Fonte: CNEWS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário