quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PRINCIPAL EVENTO DE 2010 DAS ENTIDADES DO CONTROLE SOCIAL EM 2010.

http://3.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQZ6QAZscmI/AAAAAAAAIjg/gf5BXvtz3C4/s400/yyy.jpg
Analândia é matéria no Estadão - Cliquem na imagem
Luiz Bar - ONG AMARIBIÁ disse...
Foi realmente motivo de muito prazer e satisfação participar dos eventos em Analandia, pela ONG Amaribiá. REVER ESTA TURMA DE SONHADORES QUE ENFRENTAM TUDO E TODOS CONTRA A CORRUPÇÃO. E muitas vezes enfrentando até a morte, como no caso de Analandia. Mas o prazeiroso foi ouvir de um morador que já estava para mudar de lá, de que depois da criação da AMASA, as coisas já estavam mudando e resolveu adiar sua mudança.

ONGs vão a Analândia contra a corrupção

ONGs vão a Analândia contra a corrupção

José Maria Tomazela
O Estado de S. Paulo - 12/12/2010


Representantes de 35 entidades de todo o País se reuniram na cidade ontem em defesa da ética no setor público
 Foto: Ronco
http://1.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQYhFu6EGAI/AAAAAAAAIjQ/j1pVeqXO0rg/s400/zaazazs.JPG
A pequena Analândia, a 225 quilômetros de São Paulo, foi por um dia a capital nacional da luta contra a corrupção. Representantes de 35 Organizações Não Governamentais (ONG) de todo o País que se dedicam a investigar e denunciar desvios de dinheiro público ocuparam ontem as ruas da cidade com faixas e cartazes.
Com a adesão de moradores locais, realizaram carreatas, passeatas e manifestações que culminaram com a lavagem simbólica das calçadas da Prefeitura e da Câmara Municipal.
Josmar Verillo, da Associação Amigos de Ribeirão Bonito (Amarribo), referência na luta pela ética no setor público, foi um dos que empunharam esfregões. "Há sérios indícios de corrupção grosseira na administração local, mas é algo que precisamos lavar no Brasil todo", disse.

Estância climática famosa pelas cachoeiras e formações geológicas, a cidade passou a ocupar o noticiário policial desde o assassinato do vereador Evaldo José Nalin (PSDB), executado com sete tiros no dia 9 de outubro. Ele havia denunciado irregularidades na administração do município e se preparava para entregar ao Ministério Público um dossiê com novas denúncias.

Uma operação conjunta do Ministério Público e da Polícia Civil prendeu o chefe do departamento de Educação, Luiz Carlos Perin, acusado de ser o mandante do crime. Ele é irmão do ex-prefeito José Roberto Perin e primo do atual prefeito, Luiz Garbuio (DEM). A família controla a política local faz quase 20 anos.

Para Vanderlei Vivaldini Júnior, da Associação Unidos por Analândia (Amasa), os acontecimentos indicam que um grupo tomou conta da cidade e passou a intimidar opositores. Ameaças, perseguições e conluios passaram a fazer parte da rotina, mas o assassinato do vereador, diz, ultrapassou todos os limites.

Francisco Fernandes da Silva, de Antonina do Norte (CE), disse estar sendo ameaçado de morte desde que denunciou um esquema de superfaturamento no transporte de alunos. "Transportam as crianças em caminhões pau de arara alugados de vereadores e pessoas ligadas ao prefeito e o custo é maior do que se a prefeitura mantivesse frota própria de ônibus."
Fonte: Estadão de Domingo - 1º caderno
 
 
rodrigo disse...
Parabéns a todos os envolvidos! Muito lindo de se ver! Estou montando uma ONG de fiscalização do patrimônio em minha cidade primaz das gerais (já fizemos 2 denúncias) e espero um dia poder fazer uma mobilização igual a esta! Viva o poder do cidadão!
11 de dezembro de 2010 21:08
AnônimoD Wal disse...
Fiquei muito triste por não ter
podido participar dessa vez.

Mas pelo que vi, foi um sucesso a manifestação. Estão todos de parabéns.
11 de dezembro de 2010 23:51
AnônimoSonia Dotta disse...
O evento "Vamos a Analândia" foi um sucesso! Os combatentes da corrupção vieram de vários Estados brasileiros, foi um exemplo de patriotismo. Agradeço a cada companheiro que se deslocou de seu município e somou conosco em Analândia! Posso estar sendo injusta, mas destaco a presença do Francisco da ong Alerta Antonina do Norte/Ceará, que viajou de ônibus por 4 dias (8 dias no total) e contribuiu imensamente com sua experiência; o Arimatéia Dantas, ong Força Tarefa Popular/Piauí, que me fez chorar com suas reflexões; um montão de mineiros, de várias ongs e de várias cidades... Se pudesse, escreveria sobre todos com quem falei! Perdi a oportunidade de ouvir a maioria e de aprender com suas experiências, mas tenho a esperança de que estaremos juntos em outras ocasiões, pois estamos unidos e somos irmãos no mesmo ideal a favor da dignidade humana e contra a corrupção na administração pública! A Amarribo, a Amarribo Jr e o IFC foram o combustível do evento. O Newton Lima foi presença desejada e marcante. A população de Analândia ainda se mostrou amedrontada, mas se fez presente. A Amasa, anfitriã, se desdobrou e ofereceu seu melhor. A imprensa trabalhou incansável e deu visibilidade ao assunto em questão no país, no dia em que Analândia foi a Capital contra a Corrupção!
16 de dezembro de 2010 20:34

domingo, 12 de dezembro de 2010

O papel importante da Imprensa na divulgação da corrupção e dos atos dos maus políticos

Vanderley Vivaldini - AMASA
 
http://4.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQVH_mE_AfI/AAAAAAAAIi0/H780QpBXC-Q/s200/fabio+oliva.JPG 

Vanderley Vivaldi, da ONG AMASA tem lutado muito na cidade de Analândia para que a cidade possa recuperar a tranquilidade, combatendo intensamente a corrupção, denunciando os demandos políticos da cidade. A grande imprensa é responsável pela divulgação do que está ocorrendo em Analândia. Para o jornalista investigativo Fábio Oliva,(foto esquerda), o trabalho da mídia é fundamental. Durante evento, Oliva fez questão de cumprimentar o trabalho da grande mídia. No evento estavam, a EPTV e o jornalista de  "O Estado de São Paulo", José Maria Tomazella, além de jornais de Rio Claro, Pirassununga e Ribeirão Bonito.
http://3.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQVE8a1hjdI/AAAAAAAAIio/e4aYqXEIX-U/s320/t1.JPG
 José Maria Tomazella - Estadão
http://2.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQVHqHx0LAI/AAAAAAAAIiw/SAd4ndUCZZI/s400/waliu.JPG
Fábio da EPTV entrevista Josmar Verillo
Postado por Sergio Ronco às 20:01 0 comentários http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif

Arimatéia Dantas o piauense que pediu a cassação de 152 prefeitos

Marquem este nome: Arimatéia Dantas. Advogado de profissão e voluntário de coração. Arimatéia Dantas é um  cidadão na concepção da palavra, que luta bravamente em prol de uma sociedade mais justa e menos corrupta. Dantas é coordenador da ONG Força Tarefa Popular, entidade filiada à Rede Amarribo.
 
http://1.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQU138ywZJI/AAAAAAAAIiM/kmA9gU6TK_M/s400/Ari%252Cateia+dantas.JPG
 
Arimatéia Dantas durante evento em Analândia
 
Em abril de 2009, a Força Tarefa, através de seu coordenador Arimatéia Dantas, chegou a protocolar no Ministério Público do Piauí, o pedido decassação de 152 prefeitos piauienses que deixaram de entregar suas contas ao Tribunal de Contas do Estado. À época Dantas disse:. “Eles devem ser cassados por que desrespeitam a lei e o eleitor, quando deixam de apresentar suas contas e balancetes”.
http://2.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQU15qQp92I/AAAAAAAAIiQ/ZwnBnJUDfpc/s320/Arimat%25C3%25A9ia+Ziller.jpg
Na foto: Dantas, uma ativista e Henrique Ziller do IFC, na 8ª edição da Marcha Contra a Corrupção por São João do Piauí.
 
http://2.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQU3mDF4TqI/AAAAAAAAIiY/da37xJAbvg0/s200/xatra.JPG 

Dantas esteve no evento em Analândia onde emociou a todos os presentes com o seu depoimento e com  a disposição de trabalhar pela probidade na admisnitração pública, como voluntário. " Se os corruptos pensam que é com bala de revólver que irão intimidar os bravos voluntários que lutam contra a corrupção, estão muito enganados,.Muitos  outros nascerão com o objetivo nobre de proporcionar o bem estar de toda a comunidade, combatendo esse mal que atinge o país", disse Dantas.
 
http://3.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQU17Kny--I/AAAAAAAAIiU/5b7Q0JKJBFA/s400/arimateia-dantas-no-jornal-nacional-223.jpg
Na foto Arimatéia Dantas em entrevista ao Jornal Nacional
 
Na entrevista ao Jornal Nacional da Globo,  Arimatéia Dantas falou sobre o trabalho que realizou colhendo assinaturas para o Projeto Ficha-Limpa: "Nós percorremos o calor do Piauí, o sofrimento, tinha lugares que só tinha mandacaru e a gente colhendo assinaturas", disse Dantas.
 
Postado por Sergio Ronco às 19:06 0 comentários http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif

Presidente da AMASA convoca todos para brigada contra corrupção e violência

http://3.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQUtbtbfYkI/AAAAAAAAIiI/03bKjMyNyfc/s320/xaxa.JPG

Zuleica M. Canelo(foto), Presidente da AMASA abriu os trabalhos durante evento "Vamos à Analândia" que mobilizou mais de 100 integrantes da Rede Amarribo na cidade de Analândia. Uma série de eventos de conscientização sobre a importância do controle e ficalização social foram realizados na cidade, como formas de reduzir os acentuados níveis de corrupção que ocorrem no município e no país. O ápice dessa situação ocorreu com a morte do Vereador José Nalin que foi brutalmente assassinado enquandto assistia televisão no sofá de sua residência.
 
Para Zuleica, após o evento, a AMASA sai fortalecida e encorajada a continuar na luta contra os maus políticos.
http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif

Aos 87 anos, Sélio Barroso mostra disposição em combater os corruptos

http://4.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQURaaujBgI/AAAAAAAAIiA/MzirqJP4t6I/s400/zaza.JPG
Para quem possa pensar que  a chegada da terceira idade tira a disposição de lutar contra corruptos e malfeitores, se engana redondamente.

Prova disso é Sélio Barroso que mostra claramente que ainda não é o momento de baixar -guarda. No alto de seus 87 anos, deixou o convivío de sua família que reside em Glaucilândia - Minas Gerais, se acomodou em um veículo sabendo que pela frente havia 1.020 km de estrada até atingir o pequeno município de Analândia-SP.

O motivo dessa empreitada para o Sélio, foi o de  apoiar o povo ordeiro da cidade de Analândia que vive amendrontado por conta de um grupo que vem esparramando terror na cidade. Sélio é membro da ONG AMOGLAU-MG, filiada à Rede Amarribo. Assim como Sélio, muitos outros voluntários de muitas outras ONGs se apresentam em momentos como esse , com um único objetivo, combater à corrupção que destroe e aniquila municípios onde são administrados por políticos que não tem o mínimo de comprometimento com o bem estar social.
 
Sélio Barroso foi muito aplaudido pelos presentes ao evento "Vamos à Analândia".
Ronco
 
ONG AMAGLAU
http://1.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQUW2lUTpBI/AAAAAAAAIiE/RpvlaCgufZk/s320/GGG.jpg
Sélio Barroso com ata da fundação da ONG em mãos
 
Moradores de Glaucilândia decidiram enfrentar o problema da corrupção que assola o município. Com 2.932 habitantes, de acordo com o Censo de 2007, Glaucilândia fica a 40 Km de Montes Claros e 459 Km de Belo Horizonte. Inspirados pelas experiências exitosas da Associação dos Amigos de Januária (Asajan) e Amigos Associados de Ribeirão Bonito/SP (Amarribo) na área de controle social, um grupo de moradores criou sábado (3/10) a Associação dos Amigos do Município de Glaucilândia (Amoglau). A entidade nasce apoiada pelas 182 ONGs que compõem a Rede Amarribo e pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC).
 
A iniciativa dos moradores contou com o apoio do jornalista investigativo Fábio Oliva, líder Avina e membro fundador da Asajan que falou aos interessados sobre a importância do controle social em municípios onde os vereadores não desempenham com efetividade seu papel de fiscalização. 
O presidente eleito da associação, Sélio Barroso, já bateu diversas vezes à porta do Ministério Público em Montes Claros, mas não conseguiu ser recebido. Agora, com a associação, a expectativa é de que isso mude. Além de Sélio Barroso, a diretoria da Amoglau é composta por Jacira de Fátima Santos (vice-presidente), Maria de Fátima Araújo Soares Barroso (1ª secretária), Maria das Graças da Silva Dutra (2ª secretária), Adão Cardoso dos Santos (1º tesoureiro) e Cleide de Fátima Ferreira Santos (2º tesoureiro)
Fábio Oliva
 
Postado por Sergio Ronco às 16:40 0 comentários http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif

Batra vai a ato contra a corrupção

 
http://4.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQTZosTlJHI/AAAAAAAAIh8/wA1jr6VMC88/s400/batra.JPG
Mais de 100 pessoas vindas de diversas cidades do Brasil, incluindo Terezina no Piaiu, e Antonina no Ceará se reuniram no sábado dia 11 em Analandia, Estado de São Paulo para prestar apoio à AMASA, Associação de Amigos de Analandia, que vem sofrendo ameaças e muita pressão pelo trabalho de combate à corrupção que estão realizando naquela cidade.
 
A intimidação não fica somente nos membros da AMASA, mas contra qualquer um que ouse cruzar o caminho do Grupo que se apoderou da cidade e a trata como se fosse um bem particular. Essa ousadia mafiosa culminou com o assassinato do vereador Evaldo José Nalin no dia 9 de outubro, dentro de sua casa, enquanto assistia televisão ao lado de mulher.
 
A AMARRIBO que orientou a AMASA em seu princípio esteve presente com diversos membros também da Amarribo Junior, junto com organizações de todo o Brasil, incluindo a Batra de Bauru, IFC de Brasilia, Asajan, AmaDelRei, Força Tarefa de Terezina, vereadores de Manduri, Minas Gerais, Observatório de Pirassununga, AmaLeme, Antonina Transparente, CE.
 
O Deputado Federal Newton Lima Neto de São Carlos esteve também presente para hipotecar o seu apoio às organizações que estão lutando contra a corrupção em Analandia, e particularmente a AMASA.
 
A programação envolveu uma carreata pela cidade, um Encontro no Centro da cidade, um almoço e depois a lavagem simbólica da prefeitura e da camara municipal, e depois uma programação para crianças no calçadão central da cidade.
 
Lírian Pádua
Postado por Sergio Ronco às 12:19 0 comentários http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif

sábado, 11 de dezembro de 2010

Deputado Newton Lima Neto, a voz da região em Brasília

http://1.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQQHWBNmcKI/AAAAAAAAIhs/VAyjtdY9J7U/s400/Nl1.JPG
O professor doutor Newton Lima Neto, ex-reitor da Universidade Federal de São Carlos, eleito e reeleito prefeito de São Carlos  (2001-2008), foi eleito Deputado Federal no último pleito com mais de 110 mil votos. Newtão, como é conhecido carinhosamente, mudou a velha maneira de administrar a progressista São Carlos.
 
http://1.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQQHXIo5MPI/AAAAAAAAIhw/TxSNUSjtJts/s200/NL2.JPG 

O Deputado Newton(PT),  esteve em Analândia surpreendendo positivamente os organizadores e os presentes que ali estavam. Não se intimidou em empunhar um megafone e gritar em alto e bom tom que a corrupção está com os dias contados na cidade.

 http://4.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQQHZjiSuoI/AAAAAAAAIh0/sk-8L2iLTKg/s200/NL3.JPG

Falar da AMARRIBO para o Newtão, é falar de uma entidade amiga a quem o professor tem grande respeito. O próprio deputado disse no centro de Analândia, que a AMARRIBO foi muito importante, combatendo sistematicamente um grupo corrupto que agia na região e que acabou sendo despojado do poder.
Nos encontros dos Filhos e Amigos de Ribeirão Bonito, Newtão e sua esposa Ana tem cadeiras cativas, no grandes bailes.
Ribeirão Bonito deu todo o apoio ao ingresso de Lima na Câmara Federal no último pleito. Com certeza, o professor será uma voz de nossa região em Brasília.
Postado por Sergio Ronco às 21:27 1 comentários http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif

Ziller, um cidadão que combate a corrupção

http://3.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQP-j_qCu5I/AAAAAAAAIhg/Cj9p8jyQr5o/s400/ziller.JPG
Henrique Ziller
 
Henrique Ziller é fã incondicional do trabalho da AMARRIBO. Em palestras pelo Brasil, integrantes da entidade de Ribeirão Bonito já cruzaram com Ziller por várias vezes, principalmente  quando o assunto é o combate à corrupção. Com muita experiência em contaas públicas, Ziller sabe exatamente como funciona a torneira da corrupção.
 
http://4.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQQCZO_JV2I/AAAAAAAAIho/uVyBj4hTG7o/s200/ziller3.JPG 

Henrique Ziller é pai das gêmeas Júlia e Isabela. A Júlia já figourou neste blog. Graduado em Comunicação Social pelo UniCeub, pós graduado em Marketing pela Esola Superior de Propaganda e Marketing. Mestrado em Administração Pública pela UnB.
 
http://2.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQQCYHqIz6I/AAAAAAAAIhk/Ed3GVCdQLK8/s200/ziller2.JPG 

Ziller já foi assessor parlamentar e hoje é auditor federal de controle externo no TCU. Em 2003 tornou-se presidente da Auditar – União dos Auditores Federais de Controle Externo. No TCU, passou a trabalhar no ISC, unidade responsável por ações de capacitação dos servidores do órgão. Ali, participou ativamente da criação do projeto Diálogo Público, que buscava a aproximação do TCU com a sociedade. Em 2004, criou o projeto Adote um Município (www.adoteummunicipio.org.br), juntamente com outros colegas do TCU. Em 2005, os apoiadores do projeto, entidades associativas similares à Auditar e auditores de contas públicas, criaram o IFC – Instituto de Fiscalização e Controle, do qual tornou-se presidente. O grupo criou a Caravana Todos Contra a Corrupção, que visitava cidades nas quais existem ONGs municipais de controle social dos recursos públicos. 
Ziller esteve no evento deste sábado 11, em Analândia, apoiando a ONG AMASA e a população da cidade que vive amedrontada com os últimos acontecimentos da cidade.
Postado por Sergio Ronco às 21:03 0 comentários http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif

ONGS levam apoio à Analândia

 Analândia viveu neste sábado um momento único de cidadania. Mais de 100 integrantes de Ongs de todo o país participaram de ato público pela probidade na administração pública, combatendo à corrupção.
http://1.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQPxIIj5XdI/AAAAAAAAIhc/bsho-zeB-fo/s400/14.JPG
Josmar Verillo - Presidente da AMARRIBO iniciou o ato público
http://1.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQPtuyiSz-I/AAAAAAAAIhA/SHhbHkBY_gw/s400/16.JPG
 Deputado Newton Lima esteve presente ao evento
 http://2.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQPuJ-Ck4jI/AAAAAAAAIhM/2TDSlpqDq_M/s400/19.JPG
 Henrique Ziller do IFC
http://1.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQPuLbltvdI/AAAAAAAAIhQ/wkyK5Iy1PsU/s400/20.JPG
 Auditório onde foi redigida Carta de Analândia
http://4.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQPuM8kHe5I/AAAAAAAAIhU/kI9DJitk1Ko/s400/21.JPG
 Adolescentes presentes ao evento
http://2.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQPuOtWELoI/AAAAAAAAIhY/1UfT3U9plMg/s400/22.JPG
 
Ongs de diversas regiões do país, incluindo Teresina no Piauí e Antonina no Ceará, estivem presentes ao evento “Vamos à Analândia”, promovido pela AMARRIBO – Amigos Associados de Ribeirão Bonito e organizado pela AMASA – Amigos Associados de Analândia. O objetivo da mobilização das Ongs que integram a Rede Amarribo, foi levar o apoio à AMASA e à população de Analândia que vem sofrendo com os desmandos políticos que ocorreram nos últimos anos, culminando com o brutal assassinato do vereador José Nalin, que descansava no sofá de sua residência quando foi morto a tiros por um indivíduo que invadiu a sala de sua casa.  A programação teve início às 11h00, com carreata e buzinaço pelas ruas da pequena Analândia, com a participação de mais de cem automóveis.
http://1.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQPs2D6eUOI/AAAAAAAAIgw/8AZjEhXjzZ8/s400/13.JPG
Faixas e cartazes empunhados por manifestantes
 
Um ato público foi realizado no centro da cidade, com a participação do futuro Deputado Federal Newton Lima(PT), Josmar Verillo, Presidente da AMARRIBO,  membros das ONGs presentes, Henrique Ziller do Instituto de Fiscalização e Controle – IFC, de Fábio Oliva, jornalista investigativo e ex-presidente da Ong da Januária-MG e outras autoridades. 
Newton Lima em posse de megafone parabenizou a AMARRIBO pelo trabalho que desenvolve no combate à Corrupção e da defesa da probidade na administração pública. Para Lima, está na hora de dar um basta no que vem ocorrendo em Analândia de forma sistemática. “Esse coronelismo não pode imperar na bela Analândia”, disse Newton Lima. Suas palavras foram encorajadoras ao povo da cidade, se colocando à disposição em Brasília a partir no ano que vem quando inicia seu mandato de Deputado Federal. 
Josmar Verillo disse que a AMARRIBO sempre apoiará a AMASA em suas investidas contra os corruptos e maus administradores da cidade.  Disse também, que a entidade enviou ofício ao Procurador Geral do Estado, solicitando a atenção daquele órgão. Como resposta, disse Verillo, o Ministério Público enviará promotores do GAECO à Analândia. 

O GAECO é um grupo de atuação especial  criado pela  Procuradoria Geral de Justiça  em   1995,  que tem como função básica o combate a organizações criminosas e se caracteriza pela atuação direta dos Promotores  na prática de atos de investigação, diretamente ou em conjunto com organismos policiais e outros organismos.
 
Henrique Ziller, do IFC, fez questão de estar presente levando o apoio à AMASA se colocando á disposição em Brasília. Para Ziller, o combate à corrupção não pode parar. "A população tem que ficar vigilante com o dinheiro público e saber onde está sendo utilizado os recursos ", disse Ziller
Sonia Dotta, ex-presidente da AMASA fez um relato do trabalho da entidade desde a sua fundação. 
 
http://4.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQPrxUb-7_I/AAAAAAAAIgA/L0KdfyE_osY/s400/1.JPG
http://2.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQPrz6d68zI/AAAAAAAAIgE/8mfKppTMYMA/s400/2.JPG
http://3.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQPr1ERcgGI/AAAAAAAAIgI/1I0g5qHBRdQ/s400/3.JPG
http://3.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQPr3HnJQMI/AAAAAAAAIgM/ypZU8ZXhjco/s400/4.JPG
http://3.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQPr41zo3GI/AAAAAAAAIgQ/6URLYOkuSGY/s400/5.JPG
http://4.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQPr6IFRu-I/AAAAAAAAIgU/_io5tJ0CAbI/s400/6.JPG
http://2.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQPr7HAvToI/AAAAAAAAIgY/4pWr_fLFf7I/s400/7.JPG
http://4.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQPr85bq9pI/AAAAAAAAIgc/cEWW5vaPTtY/s400/8.JPG
http://2.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQPr-YQ4wuI/AAAAAAAAIgg/1Bi56kzoEmU/s400/9.JPG
http://2.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQPr__BceJI/AAAAAAAAIgk/G2NyU4vdkBc/s400/10.JPG
http://2.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQPsBWKpAHI/AAAAAAAAIgo/It8x-AosXqE/s400/11.JPG
http://4.bp.blogspot.com/_zPJLXAS3RTo/TQPsC_dxrmI/AAAAAAAAIgs/_RJOg6Zi25Y/s400/12.JPG
 
Palvras emocionadas de membros de Ongs do país, deixaram os presentes encorajados a não desanimarem do trabalho de controle social.
Ao final do encontro, foi redigida a “Carta de Analândia”, que será entregue às autoridades competentes exigindo que políticos malfeitores sejam punidos.
Mais informações com a Jornalista Lirian Pádua em próxima postagem 
 
 
Blog de Leandro Santarpio

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CARAVANA CONTRA A CORRUPÇÃO EM ANALÂNDIA-SP

http://2.bp.blogspot.com/_LdwkllNyC_s/TQppT_5Z1EI/AAAAAAAAAf4/pMjUF1oheoE/s320/001.jpg
 membros de Ongs e simpatizantes em frete a Prefeitura Municipal
momento que foi lavado o calçamento de fronte, "simbolizando a limpeza contra corrupção" 
http://2.bp.blogspot.com/_LdwkllNyC_s/TQppYeKY8uI/AAAAAAAAAf8/x-vriYuuDjE/s320/002.jpg
 membros de Ongs e simpatizantes em frete a Câmara Municipal
momento que foi lavado o calçamento de fronte, "simbolizando a limpeza contra corrupção" 
http://3.bp.blogspot.com/_LdwkllNyC_s/TQppcbz5mlI/AAAAAAAAAgA/ydt6qjtiRYg/s320/003.jpg
reunião dos membros das Ongs participantes e simpatizantes no prédio da SAMAN
 
No ultimo Sábado (11), representantes de ONGs de varias partes do Pais se reuniram em Analândia e fizeram um manifesto anticorrupção, representantes de 60 Cidades participaram, foi feito carreata e diversas reuniões durante todo o dia, os trabalhos iniciaram após um minuto de silencio em homenagem ao Vereador Nalin assassinado dia 09 de Outubro, as ONGs dividiram experiências, a de Januária-MG ajudou a cassar  06 prefeitos acusados de Corrupção.
O encontro formalizou um grito anticorrupção, a “carta de Analândia”, escrita em conjunta com todas as ONGs presentes, a carta será enviada as autoridades de todo Pais, que denuncia praticas de corrupção na Cidade.
Resumo: Leandro Santarpio
Fonte: Globo/EPTV
Postado por Leandro Eduardo Santarpio às 11:45
Analândia SP - Testemunha Grava Suborno
 
Qui, 23 de Dezembro de 2010 09:02
O ex-prefeito e atual chefe de gabinete da Prefeitura de Analândia, José Roberto Perin (DEM), é acusado de ter subornado uma testemunha para depor em favor de seu irmão, Luiz Carlos Perin, preso sob a acusação de envolvimento na morte do vereador Evaldo José Nalin (PSDB). O vereador foi executado com sete tiros em outubro deste ano por dois homens que invadiram sua casa.
Ele denunciara na Câmara ter sido ameaçado pelo ex-prefeito.
A própria testemunha, que está sob proteção da polícia, gravou as tratativas com Perin e seus intermediários para que mudasse um depoimento desfavorável ao irmão preso. Em troca, o homem teria um emprego com carteira assinada na prefeitura e receberia, ainda, R$ 100 e uma cesta básica. A reportagem teve acesso ao conteúdo da fita, entregue ao Ministério Público Estadual (MPE).
Um funcionário da prefeitura, identificado como João, foi à casa da testemunha, em Analândia, para levá-la até a Delegacia Seccional de Rio Claro, onde deveria depor. No escritório dos advogados de Perin, um homem, que seria José Roberto Perin, orienta como deve ser o que chama de "armação". A testemunha deveria dizer que outro depoente, conhecido como Macaquinho, teria recebido dinheiro para incriminar Luiz Carlos. Em seguida, sugere que a testemunha incrimine o secretário da ONG Unidos por Analândia (Amasa), Vanderlei Vivaldini Júnior, conhecido pelo apelido de "Batata". No último dia 14, em depoimento ao promotor de Justiça Renato Fanin, a testemunha tinha afirmado que, em fevereiro de 2010, Luiz Carlos Perin, oferecera R$ 15 mil para que desse um sumiço em Vivaldini Júnior. O novo depoimento foi dado no dia 15, de forma espontânea, à polícia. Nele, a testemunha desmentiu o que dissera ao promotor.
Por: José Maria Tomazela - O Estado de S.Paulo
Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101223/not_imp657292,0.php
Ativistas da luta anticorrupção de todo o país se reúnem em Analândia no sábado dia 11/12


 
Qui, 09 de Dezembro de 2010 08:57
Ativistas de organizações não governamentais (ONGs) de combate à corrupção de todas as regiões brasileiras estarão em Analândia/SP neste sábado (11/12). O objetivo é mobilizar e conscientizar a comunidade sobre a importância do controle e fiscalização social da Administração Pública e o direito do povo a um governo honesto, como formas de reduzir os acentuados níveis de corrupção que se observam na cidade e no país.
Analândia tem 4.289 habitantes e 4.860 eleitores (mais eleitores que habitantes) e ganhou o noticiário nacional depois que um vereador foi brutalmente assassinado por denunciar supostos casos de corrupção na Prefeitura local e outro vereador renunciou a presidência da Câmara Municipal e ao mandato temendo ser a próxima vítima.
A Polícia Civil de São Paulo não tem dúvidas de que a motivação do assassinato do vereador Evaldo José Nalim (PSDB) foi política. Luiz Carlos Perin, o “Chiba”, chefe do Departamento de Educação da Prefeitura de Analândia é primo do atual prefeito Luiz Antônio Aparecido Garbuio (DEM) e irmão do ex-prefeito e atual chefe de gabinete José Roberto Perin (DEM). Chiba foi preso como um dos principais suspeitos de ter encomendado o assassinato do vereador, executado por dois motoqueiros, com sete tiros, quatro na cabeça, no dia 09 de outubro, enquanto assistia televisão no sofá de sua casa em companhia da esposa.
Dias antes do assassinato, “Chiba” foi visto entregando um pacote a dois motoqueiros, num posto de gasolina localizado na entrada da cidade. A Polícia Civil acredita que o pacote continha o dinheiro do pagamento pelo serviço de pistolagem. As imagens das fitas de vídeo do sistema de segurança do posto foram apagadas no trecho “Chiba” entregava o pacote aos motoqueiros.
A Caravana “Vamos a Analândia” mobilizou militantes do combate à corrupção das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. O objetivo é mobilizar e conscientizar a população de Analândia de que ela não está sozinha na luta contra a corrupção que assola o município, comandado há cerca de 20 anos por integrantes de uma só família. Num ato simbólico, os manifestantes lavarão o passeio em frente à Prefeitura e à Câmara de Analândia. Também estão programas reuniões com autoridades e com a população.
Ao final do evento, os militantes da luta anticorrupção vão elaborar um documento, denominado “Carta de Analândia”, a ser enviado para autoridades estaduais e federais, inclusive Ministério Público, Governo do Estado, Judiciário, Assembleia Legislativa de São Paulo, Câmara dos Deputados e Senado Federal.
O clima de terror implantado na cidade contrasta com a propaganda oficial. O site da Prefeitura de Analândia menciona “113 anos de paz e muita tranquilidade”. Só neste ano a casa de Sônia Maria Dotta, ex-presidente da ONG Amigos Associados de Analândia (AMASA) foi apedrejada; atiraram ácido no carro da militante Antonia Sodelli Graber; ameaçaram de morte o secretário da ONG, Vanderlei Vivaldini Júnior; assassinaram o vereador Evaldo José Nalin (DEM), atearam fogo em propriedade rural do vereador Rodrigo Balerini (PMDB) e o vereador Leandro Santarpio (DEM) renunciou ao cargo e à presidência da Câmara Municipal, com medo de ser assassinado.
Com 113 anos de emancipação político-administrativa, Analândia, como a maioria dos pequenos municípios brasileiros, nunca recebeu uma fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU) ou do Tribunal de Contas da União (TCU). Apesar de todas as irregularidades verificadas pela população, as contas do município sempre são aprovadas pelo Tribunal de Contas de São Paulo.
POR: Fábio Oliva - Jornalista Investigativo
Fomos à Analândia


 
Qua, 08 de Dezembro de 2010 09:36

CONVOCADAS PELA AMARRIBO REUNIRAM-SE EM ANALÂNDIA MAIS DE 60 ONGS DE CONTROLE SOCIAL NESTE SÁBADO, 11

A movimentação começou no dia anterior, sexta feira, com a chegada de Ativistas, de muitas cidades do País, todos trazendo suas bandeiras com mensagens de protestos contra o alto grau de corrupção instalado na Prefeitura local, indignados com os fatos ocorridos até o momento, culminados com o assassinato do vereador Evaldo Nalim que não concordava com os desmandos do prefeito. No sábado, no início da manhã, já com a presença de mais de 120 ativistas representantes das diferentes ONGS do Brasil, iniciou-se a programação do evento: carreata pelas ruas da Cidade até o auditório de SAMAN, onde houve pronunciamento de autoridade presentes, incluindo deputado federal e vereadores de vários municípios brasileiros e representantes das principais ONGs de Controle Social e Combate à Corrupção, todos em apoio à AMASA - Amigos Associados de Analândia-SP e ao movimento, com a presença do povo analandense que é o principal prejudicado pelo assalto aos cofres públicos; passeata à pé, com lavagens simbólicas das entradas da Câmara Municipal e da Prefeitura; ato público no calçadão da Praça Principal. Finalmente foi redigida e assinada a Carta de Analândia, que será divulgada em todo o País. Estiveram acompanhando o evento os principais canais de TV de São Paulo, vários jornalistas de várias cidades e do Jornal Estadão, que vem dando cobertura às atividades da AMASA, desde a descoberta das fraudes envolvendo o dinheiro público local. Matéria do evento foi publicada na edição de ontem do Jornal O Estado de São Paulo.

A AMAC também participou do evento e levou sua solidariedade irrestrita à AMASA e ao povo de Analândia, pela barbárie que lá se pratica contra todos que repudiam a improbidade e a corrupção. Deixou acertado, para em breve, igual movimento em Corumbaíba, onde vereador que se batia contra o nepotismo praticado pela Gestão anterior, apoia, incondicionalmente, o praticado pela atual administração, (Porquê esse comportamento dúbio?) a ponto de influenciar no arquivamento de um projeto de lei, apresentado pelos Vereadores Wiwian e Wagner, que reconhece a ONG como de utilidade pública, explicitando-se pura preocupação com uma possível investigação de sua gestão como presidente da Câmara Municipal de Corumbaíba, não tendo apresentado nenhuma justificativa para derrubar o direito de uma Entidade que cumpre com suas obrigações e nunca deixou mácula que desse motivo a qualquer julgamento maléfico, de quem quer que seja, inclusive, pelos que têm , ao longo de suas carreiras, indícios suficientes de improbidades que dão motivos de serem investigados. O Vereador tem o direito de ser contra, desde que apresente motivos vigorosos por escrito, que justifiquem tal posição, para não ser questionado na justiça. Não basta ser pela causa do prefeito.

Solicitações de cópias de contratos, de licitações, de portarias de diárias e muitas outras não são atendidas, parecendo que por elas surgirão comprovações que possam penalizar seus ordenadores. Quem não deve, não teme. Mais uma vez a AMAC deixa claro que não é uma entidade política e não tem compromisso com nenhum político, o que se pretende é que eles na condução de cargos públicos sejam honestos e possam mostrar à população qualquer documento, até porque eles são públicos e sua divulgação tem amparo na Constituição Federal. É a transparência. Vereadores são os representantes do povo para solicitarem benefícios para a sociedade como um todo e fiscalizarem o poder executivo para evitar, principalmente, desvios do erário e não se colocarem como guardiões de ilegalidades. Estas solicitações foram ajuizadas e negadas pela justiça de Corumbaíba, agora recorridas ao tribunal, de onde se espera liminar favorável. Não desistiremos, é fato.

Com certeza foram ontem em Ribeirão Bonito-SP e Januária-MG , hoje em Analândia, amanhã, quem sabe, em Corumbaíba, mas aos poucos o povo vai se conscientizando a extirpar os maus políticos e tornar a administração pública mais leve, competente e transparente.
Ficam autorizadas republicações.

POR: AMAC – Pela cidadania e que todos façam uso dela.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário