sábado, 2 de julho de 2011

CEARÁ - PREFEITURAS - UM MAR DE CORRUPÇÃO.

Em reunião com prefeitos, promotor Luiz Alcântara disse que a quantidade de prefeituras envolvidas em fraudes é maior que a divulgada pelo O POVO.



Em reunião com prefeitos, promotor Luiz Alcântara disse que a quantidade de prefeituras envolvidas em fraudes é maior que a divulgada pelo O POVO.


No dia em que foram ao Ministério Público Estadual para mostrar que são “vítimas” da generalização da corrupção, diversos prefeitos do Ceará ouviram do promotor de Justiça Luiz Alcântara que o número de prefeituras contratantes de empresas fraudulentas – aquelas ligadas ao empresário Raimundo Morais Filho, o Moraisinho – é ainda maior que o número divulgado.

No último dia 25, O POVO divulgou lista de 68 prefeituras que fecharam contratos com alguma das empresas de Moraisinho.

A Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) realizou um outro levantamento para mapear quais as prefeituras fecharam contratos com tais empresas.

A novidade é que outras empresas, não consideradas no levantamento feito pelo O POVO - e que também estão envolvidas com esquema de Moraisinho - foram incluídas no levantamento, que deve ser divulgado em breve pela procuradora-geral da Justiça Socorro França.

Na reunião com prefeitos que se sentem injustiçados pela divulgação dos dados, Luiz Alcântara mostrou por que os contratos fechados com esse grupo de empresas precisam ser investigados.


“Não estamos encontrando apenas vícios em licitações, mas lamentavelmente há obras executadas por terceiros, por servidores do município e o dinheiro está na conta de servidores ou gestores municipais”.

Luiz Alcântara ainda reafirmou seu diagnóstico de corrupção generalizada no Ceará, esclarecendo que isso não significa a condenação dos atuais gestores. “Precisamos investigar as administrações em que foram feitos contratos com essas empresas”.

“Hoje somos ladrões”
Alguns prefeitos argumentaram que os contratos foram feitas em gestões anteriores. Advogando pela Aprece, o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, disse que a divulgação de nomes dos municípios está gerando danos aos gestores.

Importante destacar que a própria APRECE, defensora de prefeitos de toda ordem, até dia desses também foi investigada pela Procuradoria Geral de Justiça, o que levou inclusive a alterar o Estatuto. Uma entidade corporativa que defende interesses de prefeitos, não o interesse público.


São muitas as matérias jornalísticas nos últimos dias, não só no Ceará, mas em todo o Brasil e o Ministério Público só tem falado calcado em provas.

A sociedade quer e precisa que o Ministério Público continue com o seu trabalho, até porque tem a ver com sua própria essência, já que as Câmaras Municipais estão de joelhos frente ao Poder Executivo e acabam sendo cúmplices em toda a bandalheira divulgada. Pois verbas pública devem ser utilizadas para efetivação de políticas públicas, em sua maioria, correspondendo a direitos humanos fundamentais violados. Abaixo outras matérias seguidas do link, todas do jornal O Povo:

SEGUNDO A PROCAP - O SETOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO QUE APURA CRIMES CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

Prefeitos presos, assessores presos, ex-prefeitos presos, empresários, dezenas de outros municípios investigados. Os mesmos prefeitos que violam a lei do piso dos professores, os mesmos prefeitos, que não prestam contas de sua gestão devidamente. De parabéns a Procuradoria dos Crimes Contra Administração Pública (PROCAP), pela competência e pela seriedade.


OU A INVESTIGAÇÃO VAI-SE APROFUNDAR OU OS CORONÉIS ACABARÃO COM A PROCAP. VÃO TENTAR INCRIMINAR OS PROMOTORES E ATÉ CALAR A IMPRENSA. 

Mas os prefeitos reagiram, 30 deles foram ao Ministério Público, pressionar para de alguma forma inibir as investigações de profundo interesse da sociedade, com seus advogados, tendo à frente a Associação de Prefeitos e Municípios do Estado do Ceará (APRECE). O Ministério Público não pode, nem deve recuar, o interesse dos prefeitos não pode ser superior ao interesse público, nem ao Princípio da Moralidade, da Legalidade e da Transparência.

2 comentários:

  1. prefeito de senador pompeu tem que ser preso porque ele sempre se consedera o maior e agora ladrao nao sou eu que digo e a midia, voce é importante pelo menos nas paginas policiais.lugar de ladrao é na cadeia sem direito a sela especial

    ResponderExcluir
  2. O prefeito de Trairi é outro que deveria ser preso! Ele, a primeira dama e o filho! A cidade está as moscas e eles viajando pelo Brasil a passeio! Vivem luxando as nossas custas....um absurdo! ôH país sem lei esse Brasil!

    ResponderExcluir