sábado, 29 de setembro de 2012

Conflito interno dificulta indicação do substituto de Iteildo Roque em Antonina do Norte.

Eron, Joaquim Arrais e Orlando Rufino concorrem a vaga de substituto de Iteildo Roque, caso o mesmo renuncie.


O município de Antonina do Norte vive um momento de euforia com a proximidade das eleições. E a movimentação ficou ainda maior após o indeferimento do registro do candidato do PR, Iteildo Roque, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Iteildo recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas, há um temor pelo resultado e já existe forte pressão para ele renuncie. Segundo informações, Iteildo tenta impor um clima de normalidade a campanha e, ainda, acredita na reversão da decisão. O que não absorvido por sua base que já se articular nos bastidores, onde três nomes buscam a indicação.

Iteildo já foi prefeito do município por dois mandatos e está com suas contas de governo e gestão desaprovadas pelo Tribunal de Contas de Municípios (TCM), o que, motivou o indeferimento do seu registro pelo pleno do TRE. Na votação no TRE Iteildo perdeu por sete votos a zero e, mesmo tendo recorrido da decisão, através de embargos, o recurso foi novamente reprovado por sete votos a zero. O indeferimento do registro de sua candidatura foi baseado na Lei da Ficha Limpa.

Problema pela frente

É importante ressaltar Iteildo foi barrado pela Lei da Ficha Limpa. E essa lei nasceu no ceio da sociedade e busca qualificar e selecionar todos os que se dispõem a transitar pela vida pública. Ela visa dar mais transparência a gestão e resguardar o patrimônio público. Só por isso, Iteildo já deveria ter renunciado.

A tese de Iteildo não tem ganhado corpo porque seus aliados se baseiam no entendimento de que dentre todos os candidatos que tiveram seus registros cassados no cariri, somente ele permanece na disputa. Os demais já apresentaram substitutos e obtiveram registro para a coligação.

O candidato natural, caso Iteildo desista da candidatura e decida não correr o risco de ver o TSE manter o julgamento do TRE, é o atual candidato a vice, Erom Matos (PPS). Erom foi candidato na eleição indireta realizada este ano e acredita que seu nome mantém a base de oposição unida.

O detalhe é que o empresário Orlando Rufino declarou ter um acordo de cavalheiro com Iteildo, onde, caso Iteildo não fosse candidato, o indicaria como seu substituto. Nesse caso Erom permaneceria na vice. A tese é rechaçada por Erom que afirma ter o mesmo acordo com Iteildo. E que numa nova composição poderia aceitar Orlando Rufino como seu candidato a vice.

Mas, existe ainda outra complicação. O PMDB, liderado no município pelo advogado e empresário Joaquim Arrais, não aceita estar fora da chapa majoritária. Joaquim, além de pertencer a uma família tradicional do município, já foi candidato a prefeito, tendo perdido a eleição com uma margem pequena de votos. Ele já declarou não aceitar esse novo acordo da base sem que antes seja ouvido e coloca seu nome como opção para suceder Iteildo na eleição.

Certo mesmo é que a eleição em Antonina do Norte, pelos últimos acontecimentos, terá um final de semana movimentado, onde a oposição deve definir os caminhos a serem seguidos. Caso Iteido decida não enfrentar um julgamento no TSE e renuncie, três já são os postulantes para vaga. E, vale lembrar ainda, que nenhum dos pré-candidatos a vaga de Iteildo Roque, aceitam o nome de sua esposa Claudia Roque para a chapa majoritária.

No mais é só lembrar que, caso a oposição decida seguir com o nome de Iteildo e seu registro for indeferido também no TSE, sua votação será anulada.

6 comentários:

  1. é facil decidir é só mandar fazer uma pesquisa e vê quem fica na frente, quem tem mais capacidade para administrar a cidade.

    ResponderExcluir
  2. tem que ser o heron os outros estao vendo que a campanha esta ganha e querem pegar a carona porque nao estao na disputa desde a eleiçao indireta va em fentre heron nao deixe ninguem tirar proveito do seu trabalho quem quiser q seja vice.

    ResponderExcluir
  3. O Erom quer ser prefeito? mas não foi ele que que teve como votação para prefeito 230 votos? acho que o Antonio Filho vai ser prefeito, infelizmente.

    ResponderExcluir
  4. O menino bem votado,kkkk.

    ResponderExcluir
  5. Coloca o gudinha q é melhor do esses dáii

    ResponderExcluir
  6. è fácil resolver isso, é só comparar 8 anos de mandato de um e 1 ano do outro, pra vê quem fez alguma coisa.

    ResponderExcluir