quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Brasil melhora quatro posições no ranking de combate à corrupção.

No índice de percepção da corrupção em 176 países o Brasil alcançou o 69º lugar em 2012.
 

O topo do ranking foi dividido pela Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia, com 90 pontos cada, em uma escala de 0 a 100, onde 0 representa um país muito corrupto e 100 um país muito íntegro. A avaliação é feita por especialistas.

Apesar dos últimos avanços no país, o Brasil obteve apenas 43 pontos, ficando em 69º lugar, no grupo de países com menos de 50 pontos. Chile e Uruguai, países da América Latina, ficaram a frente do Brasil dividindo a 20ª posição, com 72 pontos cada. Os dois países ainda ficaram acima da Espanha, de Portugal e da França.



Para Guilherme von Haehling, Diretor Executivo da AMARRIBO Brasil, organização de contato da Transparência Internacional no país, ainda há muito para ser feito no Brasil. “Esse avanço se deve principalmente ao trabalho que vem sendo feito pela sociedade civil no Brasil. Cada dia mais cidadãos se juntam a luta contra corrupção. Porém, o fato de estarmos em 69º lugar significa que há muito trabalho para ser feito. A luta contra a corrupção tem que ter atenção de toda a sociedade”, disse Haehling.



Para Alejandro Salas, Diretor Regional Para a América Latina, apesar da melhoria o Brasil deve ser exemplo para a América Latina e precisa de mais esforços nessa luta. “O progresso do Brasil está ligado a criação de leis que combatem a corrupção e a impunidade, como a Lei da Ficha Limpa e a Lei de Acesso à Informação. Há um bom momento para o Brasil continuar a construir esforços anticorrupção, de mãos dadas com as crescentes perspectivas econômicas”.

“Nós trabalhamos para que esse avanço do Brasil seja uma tendência e uma evolução para que o país integre os grupos dos países mais íntegros”, afirma Leo Torresan, Presidente da AMARRIBO Brasil.

Para Lizete Verillo, Diretora de Combate à Corrupção da AMARRIBO Brasil, o Brasil está melhorando. O índice bruto não permite uma análise de longo prazo pela mudança anual do número de outros países e outros fatores, porém, de acordo com Lizete, se trabalharmos com percentuais é possível evidenciar esse avanço: “Em 1995, 90% dos países medidos pelo Índice estavam a frente do Brasil, em 2012 esse percentual foi reduzido para 41%”.

Em último lugar ficaram o Afeganistão, Coreia do Norte e Somália com 8 pontos cada.

A metodologia do índice usa opiniões de analistas, empresários e investidores e varia ao longo dos anos.


Índice de Percepção da Corrupção 2012.

OS GOVERNOS DEVEM PRIORIZAR O COMBATE À CORRUPÇÃO

Olhando para o Índice de Percepção da Corrupção 2012, é claro que a corrupção é a maior ameaça que a humanidade enfrenta. A corrupção destrói vidas e comunidades, prejudica países e instituições. Ele gera falta de confiança na população, o que desestabiliza sociedades e exacerba os conflitos violentos.

O Índice de Percepção da Corrupção pontua os países em uma escala de 0 (muito corrupto) a 100 (muito íntegro). Embora nenhum país tenha uma pontuação perfeita, dois terços dos países possuem pontuação abaixo de 50, indicando um problema mundial grave de corrupção.

A corrupção é traduzida no sofrimento humano e quem mais sofre são as famílias pobres que são extorquidas por subornos para terem acesso a atendimento médico ou a água potável. A corrupção causa falha na prestação de serviços básicos, como educação e saúde. Ela desvia a construção de infraestruturas essenciais, através de agentes corruptos desviando dinheiro público.

A corrupção equivale a um imposto sujo, e os pobres e mais vulneráveis são as suas principais vítimas.

Então, como podemos combater os efeitos da corrupção no setor público?

Os governos precisam integrar as ações de combate à corrupção em todos os aspectos da tomada de decisão. Eles devem garantir regras claras para o lobby e financiamento político, tornar todos os gastos públicos mais transparentes, e tornar os órgãos públicos mais responsáveis. Nós esperamos governos com posições mais duras frente ao abuso de poder.

Os resultados do Índice 2012 mostra que ainda há muitas sociedades e governos que precisam dar uma maior prioridade a esta questão.

TABELA COMPLETA E RANKINGS

 

FONTE: AMARRIBO BRASIL

Um comentário:

  1. Se não fosse a corrupção de Antonina o Brasil tava melhor nesse RANKING kkkkk ô desmantelo aqui viu.

    ResponderExcluir